Comunicados da Imprensa

Usar a Noite Familiar para aumentar o apreço pela Terra

No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Organizações sem fins lucrativos, ativistas e líderes políticos falam sobre a poluição, a perda de biodiversidade e a mudança climática acelerada. Estes problemas afetam as pessoas a nível mundial. Existem várias coisas que os pais e as famílias podem fazer dentro das suas próprias esferas, pois é através de coisas pequenas e simples que “as grandes são realizadas”. [1]

WorldEnvDay01
WorldEnvDay01
O Presidente Russell M. Nelson d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias exorta todos a serem mordomos sábios sobre a criação.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias incentiva as famílias a realizar a noite familiar para “construir e fortalecer os relacionamentos familiares”. Estas noites em família também podem ser usadas para promover a valorização e praticar a mordomia sobre o meio ambiente.

Embora a questão da mordomia sobre o ambiente não seja abordada no púlpito com muita frequência durante as reuniões dominicais d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as escrituras e os profetas e apóstolos ensinam-nos que devemos ser bons mordomos da Terra.

Tal como muitas pessoas ao redor do mundo chamam a atenção para as crises em curso a nível da poluição, da mudança climática e da desflorestação, pode ser difícil saber ao certo o que é que os indivíduos e as famílias podem ou devem fazer para ajudar nos esforços de preservação deste planeta.

Russell M. Nelson, O Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensinou “Como beneficiários da Criação divina, o que devemos fazer?. Devemos cuidar da Terra, ser mordomos sábios sobre ela e preservá-la para as gerações futuras”. [2]

Então, como podemos nós, como indivíduos, famílias ou amigos, seguir o conselho do Presidente Nelson?

Aqui seguem algumas sugestões de coisas simples que podemos fazer durante as noites familiares para nos tornarmos mordomos sábios da Terra.

Evitar deitar lixo para o chão e poluir

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou que quando mostramos irreverência para com a Terra mostramos irreverência para com Deus. “A irreverência para com Deus, para com a vida e para com os nossos semelhantes assume a forma de coisas como o lixo, a exploração de minérios de forma negligente [e] a poluição da água e do ar. Mas estas são, afinal, expressões externas do homem interior”. [3]

É importante estarmos cientes do modo como eliminamos os produtos químicos e os materiais perigosos. As pessoas também podem viajar em grupo ou usar os transportes públicos quando se deslocam para o trabalho ou para outras atividades. Durante as noites familiares, as famílias podem comprometer-se a fazer coisas pequenas e simples para serem melhores mordomos, tal como escolher uma atividade que requeira o mínimo de poluição. As famílias podem caminhar juntas e até mesmo apanhar o lixo que encontrarem pelo caminho.

Passar algum tempo na natureza

Planeie um passeio, uma caminhada, um percurso de bicicleta. Saia da cidade e passe algum tempo a admirar as criações de Deus. Tal como ensinou Joseph F. Smith, temos o dever de desfrutar e apreciar as belezas da natureza. “Como filhos de Deus, é nosso o dever de apreciá-Lo e adorá-Lo nas Suas criações. Se associarmos tudo o que é realmente bom e belo na vida a pensamentos Dele, seríamos capazes de rastrear a Sua obra por toda a natureza”. 4:

WorldEnvDay02
WorldEnvDay02
Apreciar a beleza da criação com a família e os amigos promove a gratidão..2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Uma boa ocasião para o fazer seria durante a Noite Familiar ou ao domingo como uma forma de adoração fora das paredes da Igreja e do lar. Pode visitar um parque ou acampar nas proximidades.

Aprender acerca do mundo ao nosso redor

As escrituras oferecem uma grande compreensão do motivo pelo qual recebemos o mandamento de aprender acerca da Terra. [5] O Presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, o presidente M. Russell Ballard pede-nos que “ Pensemos no que aconteceria se todos nós parássemos para olhar cuidadosamente para as maravilhas da natureza que nos cercam e nos dedicássemos a aprender mais sobre este mundo que Deus criou para nós… Para reverenciar verdadeiramente o Criador, devemos apreciar as suas criações. Precisamos planear e reservar tempo para observar as maravilhas da natureza. Hoje, podemos facilmente ficar cercados por edifícios de tijolo e superfícies de asfalto que nos impedem de ver a vida real ao nosso redor”. 6:

WorldEnvDay03
WorldEnvDay03
Aprender sobre o mundo que nos rodeia começa no seio familiar.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No Livro de Mórmon, o profeta Alma ensina que a Terra e tudo que nela há, servem como uma “testemunha de que existe um Criador Supremo”. [7] Como mordomos da Terra, é importante dedicarmos tempo para aprender sobre ela porque ela é uma testemunha divina da obra de Deus. As famílias podem ler juntas as escrituras sobre a Terra para aprender mais sobre o modo como podemos cuidar melhor da criação de Deus.

Ensinar como ter uma atitude de gratidão para com a Terra

Há grande alegria quando as pessoas estão felizes com as coisas que Deus lhes confiou. As pessoas têm o dever de desfrutar e apreciar a beleza da natureza. Durante as noites familiares, as pessoas podem expressar gratidão pela Terra e participar em atividades que as ajudem a desenvolver gratidão por ela.

O Elder M. Russell Ballard ensina acerca da importância de mostrar apreço pela Terra de Deus e adverte que a falta de motivação pode ser prejudicial.

“Aqueles que não sentem reverência pelas criações e pelos atributos divinos de Deus provavelmente terão pouco apreço por outras coisas sagradas. Essa falta de veneração pelas criações de Deus pode ir diminuindo até que a pessoa se torne totalmente insensível aos sentimentos dos outros”. Disse o Elder Ballard. [8]

A Noite Familiar é um ótimo lugar para aprender e promover uma atitude de respeito e de reverência para com a Terra.

[1] Alma 37:6

[2] Presidente Russell M. Nelson, A Criação, abril de 2000.

[3] Ezra Taft Benson, This Nation Shall Endure (Esta Nação deve Perseverar), 1977

[4] Citado em George B. Handley, “The Environment Ethics of Mormon Belief” (A Ética Ambiental da Crença Mórmon), BYU Studies, 40:2, 2001.

[5] Doutrina e Convénios 101:32-34

[6] M. Russell Ballard, God's Love for His Children (O Amor de Deus pelos Seus Filhos), abril de 1988.

[7] Alma 30:44

[8] M. Russell Ballard, Take time to have reverence for creator and his creations, (Arranje tempo para demonstrar reverência pelo Criador e pelas Suas criações), abril de 1988

Legenda das fotografias, na próxima página:

A picture containing tree, grass, plant, outdoor    Description automatically generated

Fotografia nº 1 O Presidente Russell M. Nelson d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias exorta todos a serem mordomos sábios sobre a criação.

A picture containing grass, outdoor, sky, mammal    Description automatically generated

Fotografia nº 2: Apreciar a beleza da criação com a família e amigos estimula a gratidão.

A picture containing child, person, little, young    Description automatically generated

Fotografia nº 3: Aprender sobre o mundo que nos rodeia começa no seio familiar

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.