Factos e Estatísticas

18 Ramos

Missões | 2 Distritos

History

A História da Igreja em Cabo Verde começa em Novembro de 1988 quando o então presidente da Missão Espanha Las Palmas, Marion H. Hamblin, visitou Cabo Verde com o objetivo de analisar a possibilidade de trazer missionários para o país. Dois meses mais tarde, em Janeiro de 1989, dois missionários são enviados para a cidade da Praia, Christopher Lee e Keneth C. Margetts, afim de começarem as atividades da Igreja em Cabo Verde.

Lino Paulo foi o primeiro converso a ser batizado. No dia 27 de Maio de 1989 foi organizado o ramo (pequena congregação) da Praia, contando na altura com 27 membros. No final de 1990 havia mais de 100 membros no país, e a Ilha de Santiago passou a fazer parte da Missão Portugal Lisboa. O trabalho se espalhou de ilha para ilha com mais e mais missionários enviados continuamente. A igreja começou a estabelecer-se, criando bases sólidas nas maiores cidades e ilhas. Pequenos grupos se transformaram em ramos e em 1991, os primeiros missionários cabo-verdianos receberam chamados para servir.

Em 14 de Setembro de 1994, numa altura em que Cabo Verde já contava com três distritos (Praia, Mindelo e Fogo), o Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos dedicou o país para a pregação do evangelho, no parque 5 de Julho, na cidade da Praia.

No final de uma viagem pelo continente Africano, o presidente Gordon B. Hinckley visitou Cabo Verde no dia 22 de Fevereiro de 1998, tendo falado a uma congregação de 780 membros.

Em 9 de Março de 2002 a Primeira Presidência anunciou a criação da Missão Cabo Verde Praia, que incluiria os distritos da Praia, do Fogo e do Mindelo. Até então todas as Unidades do País faziam parte da Missão Portugal Lisboa Sul. O primeiro presidente da Missão Cabo Verde Praia, Daryl K. Hobson, chegou ao país em Junho desse ano e a missão iniciou as suas funções a 1 de Julho.

O trabalho continuou progredindo desde então com grande ímpeto. Atualmente, em Cabo Verde, existem três estacas e dois distritos. A primeira estaca (semelhando a uma diocese) foi criada em 29 de Abril de 2012 na Praia. A estaca de Mindelo, na Ilha de São Vicente, foi criada pouco tempo depois em 5 de Maio de 2013. Um ano mais tarde, em 25 de Maio de 2014, assistimos à criação da terceira estaca na ilha do Fogo. No curto espaço de três anos as primeiras três estacas de Cabo Verde foram estabelecidas. O distrito de Espargos (ilha do Sal) foi criado em 9 de Março de 2014 e o de Assomada (interior da ilha de Santiago) foi organizado em 25 de Janeiro de 2015. Assomada teve a sua primeira capela dedicada em finais de 2018.

A Igreja tem-se se tornado mais sólida, com novos membros se juntando a cada semana, mais rapazes e moças decidindo servir missões, e novas famílias fazendo a viagem de caravana ao templo todos os anos. Mais de 150 missionários nascidos em Cabo Verde serviram também missões de tempo integral em muitos países em todo o mundo.

Na Conferência Geral da Igreja em outubro de 2018, o Presidente Russel M. Nelson anunciou um templo a ser construído na cidade da Praia. O início da construção ocorreu a 4 de maio de 2019, esperando-se que o templo seja inaugurado em dois anos.

Atualmente a Igreja conta com cerca de 15.000 membros em Cabo Verde, distribuídos por 42 congregações em 9 ilhas do país: Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava. Mais de 150 missionários nascidos em Cabo Verde serviram também missões de tempo integral em muitos países em todo o mundo.

África

35Missões