Criada a Estaca de Assomada e Reorganizada a Estaca de Praia

Numa conferência de estaca histórica, realizada nos dias 5 e 6 de junho de 2021, foi criada em Cabo Verde uma nova estaca de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A nova estaca de Assomada é composta pelas congregações do até então Distrito de Assomada por três congregações da Praia, São Filipe, Achada Grande e Achada Mato.

Na mesma conferência foi chamada uma nova presidência para a estaca de Praia, que inclui também a congregação da ilha do Maio.

A conferência de estaca decorreu na capela de Achada de Santo António, com transmissão via Zoom para as demais capelas da ilha de Santiago e Maio. As duas sessões foram presididas pelo Presidente Gary B. Sabin, Presidente da Área Europa, e contou também com a presença do Élder Saulo Franco, Setenta de Área.
Na sessão de domingo foram apoiadas as novas presidências de estaca. Hélder Varela foi chamado para servir como presidente da estaca de Assomada, tendo como conselheiros Luís Dias, primeiro conselheiro e Wilson Nhafé, segundo conselheiro.

Presidência da Estaca de Assomada (da esquerda para a direita: Luís Sandro Dias - 1º conselheiro, Hélder Varela - presidente, Wilson Nhafé - 2º conselheiro)© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Leonel Cruz foi chamado para servir como presidente da estaca de Praia, tendo como conselheiros Hélder Fernandes, primeiro conselheiro e Valdir Sanches, segundo conselheiro.

Presidência da Estaca de Praia (da esquerda para a direita: Hélder Fernandes - 1º conselheiro, Leonel Cruz - presidente, Valdir Sanches - 2º conselheiro)© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Durante a sessão de domingo os líderes cessantes do Distrito de Assomada e da Estaca da Praia, bem como os novos líderes chamados tiveram oportunidade de prestar o seu testemunho do evangelho de Jesus Cristo e manifestar o seu apreço pelas experiências do seu serviço voluntários como líderes locais das suas congregações. As esposas dos presidentes cessantes e dos novos presidentes puderam também prestar o seu testemunho do evangelho de Jesus Cristo e do seu importante papel de ajudar os seus maridos a magnificarem os seus chamados.

O Élder Saulo Franco, Setenta de Área, expressou gratidão pelo serviço voluntário abnegado desses líderes, e pelo apoio de suas esposa. Falou ainda da importância de todos os membros da Igreja se prepararem e prepararem sus filhos para entrarem no templo, que brevemente teremos na cidade da Praia.
O Presidente Gary E Sabin falou da importância de construirmos a nossa vida à medida que o templo está a ser construído, de prepararmos para lá entrar e fazer convénios com o Senhor que vão nos preparar para voltar ao nosso lar celestial.

Com a criação da estaca de Assomada Cabo Verde passa a contar com quatro estacas: duas em Santiago, uma em São Vicente e uma no Fogo. O país conta ainda com um distrito na ilha do Sal.
As congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são organizadas geograficamente e os membros frequentam as reuniões de adoração na congregação mais perto de sua casa.
Cada estaca é composta por várias e pequenas congregações chamadas de alas ou ramos. Geralmente, de cinco a doze alas e ramos formam uma estaca. Em áreas onde a Igreja se estabeleceu recentemente, os membros são organizados em distritos em vez de estacas.

O tempo e esforço consideráveis requeridos para administrar uma estaca ou ala e atender às necessidades dos membros são administrados pelos próprios líderes. A maioria dos membros são chamados pelos líderes locais para contribuir em tarefas específicas. As obrigações incluem cargos locais administrativos, dar aulas ou prestar serviço orientado. Essas responsabilidades mudam regularmente, de acordo com as necessidades da congregação.