Os Santos dos Últimos Dias Doam Mais de 900 Toneladas de Alimentos à Ucrânia

Atrasos e escassez na cadeia de suprimentos na Ucrânia criam necessidade urgente de provisões

Um dos muitos efeitos infelizes do conflito na Ucrânia é a pressão adicional imposta à cadeia de suprimentos de uma série de provisões, especialmente alimentos básicos. Esta interrupção afetou os cidadãos comuns por todo o país e limita o seu acesso a muitos itens básicos, inclusive refeições enlatadas pré-confecionadas, comida para bebés, farinha, massa e arroz.

Após uma apresentação informal a um Conselheiro do Primeiro Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ofereceu ajuda com um programa de resposta a emergências para entregar provisões de alimentos com urgência ao povo da Ucrânia.

“Quando este conselheiro do governo me procurou inicialmente, colocámo-lo em contacto com a nossa equipa de Serviço Humanitário e ele ficou muito impressionado”, disse Oleksiy Hakalenko, que trabalha como Diretor da Área da Igreja e supervisiona os esforços humanitários da Igreja na Ucrânia. “À medida que conhecia mais, ele ficava cada vez mais entusiasmado com a parceria com a Igreja neste projeto multifacetado de doação de alimentos”.

Em cooperação com o governo ucraniano, a Igreja iniciou um projeto de resposta a emergências para entregar alimentos necessários a centros de abastecimento e armazéns nos países vizinhos da Polónia e da Roménia. As entidades governamentais na Ucrânia, então, acederam à sua rede de transporte oficial para enviar suprimentos de alimentos para locais específicos na Ucrânia, para estes serem distribuídos. O foco das remessas do governo tem sido levar suprimentos de alimentos às áreas e comunidades com maior necessidade na Ucrânia.

Este elaborado esforço humanitário foi considerável e logisticamente difícil. Daniel Garcia, um comprador do Departamento de Compras da Igreja na Área da Europa, comentou que “fomos desafiados diariamente a encontrar fornecedores que tivessem stock que pudéssemos comprar e que fosse enviado num curto espaço de tempo. O elevado custo do combustível também apresentou um obstáculo, resultando em entregas potencialmente atrasadas e aumento dos custos de transporte”.

Os fornecedores foram identificados e contactados em muitos países, inclusive na Alemanha, Espanha, Polónia e Roménia, entre outros. O principal requisito era a capacidade de fornecer enormes quantidades de alimentos num período de tempo consideravelmente curto.

“O processo de fornecimento de provisões também foi prejudicado por barreiras linguísticas”, concluiu García, “nalguns casos, toda a comunicação teve que ser realizada através do Google tradutor”.

As remessas de emergência foram enviadas num período de oito semanas, durante abril e maio de 2022. A Igreja entregou mais de 1.000 paletes de alimentos durante esse período. Reunidas com a ajuda anterior fornecida ao povo da Ucrânia, as doações humanitárias da Igreja totalizam mais de 900 toneladas de alimentos e outras provisões.