Russell M. Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, abriu a 188ª Conferência Geral Semestral anunciando um “novo equilíbrio e conexão entre a instrução do evangelho no lar e na Igreja”. É parte de um esforço “para fortalecer as famílias e os indivíduos por meio de um plano centrado em casa e apoiado pela Igreja para aprender doutrina, fortalecer a fé e promover maior adoração pessoal”, disse ele.

“Como santos dos últimos dias, acostumamo-nos a pensar em 'igreja' como algo que acontece nas nossas capelas, apoiado pelo que acontece em casa”, continuou ele. “Precisamos de um ajuste nesse padrão. É hora da igreja centralizada no lar, apoiada pelo que acontece dentro dos nossos edifícios onde se reunem as congregações do ramo, ala e estaca. ”
Imediatamente a seguir às observações do Presidente Nelson no sábado de manhã, o Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou à audiência global e forneceu detalhes sobre os próximos ajustes.
“A programação da reunião de domingo será ajustada das seguintes maneiras, começando em janeiro de 2019”, disse o Élder Cook. “As reuniões da Igreja ao domingo consistirão numa reunião sacramental de 60 minutos a cada domingo, concentrada no Salvador, na ordenança do sacramento e em mensagens espirituais. Depois do tempo para a transição para as aulas - de 10 minutos - os membros da Igreja participarão de uma aula de 50 minutos que se alternará a cada domingo. A Escola Dominical será realizada no primeiro e terceiro domingos. As reuniões dos quóruns do sacerdócio, da Sociedade de Socorro e das Moças serão realizadas no segundo e quarto domingos. As reuniões no quinto domingo estarão sob a direção do bispo. A Primáriaserá realizada a cada semana durante o mesmo período de 50 minutos que incluirá aulas e música.”
Quatro propósitos e bênçãos associadas a esta e outras mudanças recentes foram dadas:
- Aprofundar a conversão ao Pai Celestial e ao Senhor Jesus Cristo e fortalecer a fé neles.
- Fortalecer os indivíduos e as famílias por meio de um currículo centrado na Igreja e apoiado pela Igreja, que contribui para a alegria da vida do evangelho.
- Honrar o Dia do Senhor, com foco na ordenança do sacramento.
- Ajudar todos os filhos do Pai Celestial nos dois lados do véu, por meio do trabalho missionário, e de receber as ordenanças e os convênios e as bênçãos do templo.
Uma carta da Primeira Presidência descrevendo as mudanças está a ser enviada aos líderes locais das 30.000 congregações da Igreja em todo o mundo, junto com material suplementar.
Um anexo à carta fornece respostas para 12 perguntas, incluindo:
- Como vamos melhorar a aprendizagem do evangelho e viver em casa e em nossas vidas pessoais?
- Qual é o formato das reuniões sacramentais?
- Qual é o horário de domingo para várias alas ou ramos que compartilham uma capela?
- Realizamos cursos opcionais durante a igreja no domingo?
A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos estão confiantes de que os santos dos últimos dias “serão abençoados de maneiras extraordinárias” por esta mudança, disse o Élder Cook. “O domingo pode ser um dia de aprendizagem e ensino do evangelho na igreja e no lar. À medida que indivíduos e famílias se envolvem em conselhos de família, história da família, ministração, serviço, adoração pessoal e momentos alegres em família, o Dia do Senhor será verdadeiramente uma delícia ”.
O formato atual da Igreja de três horas consecutivas de cultos de domingo começou em 1980. Antes disso, as reuniões da Igreja eram realizadas durante todo o dia de sábado e durante a semana. Um novo recurso de currículo a ser usado por crianças, jovens e adultos a partir de janeiro de 2019, Vem e Segue-Me - para indivíduos e famílias, está disponível no endereço comefollowme.lds.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho em 47 idiomas.
Mais informações podem ser acedidas a partir do site sabbath.lds.org (em Inglês, outros idiomas serão disponibilizados mais tarde).