Esforços Inter-religiosos Beneficiam Mais de 150 Famílias Idosas e Necessitadas em Cabo Verde

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias e os Adventistas do Sétimo Dia Fazem Parceria para a Aquisição e Distribuição de Refeições

A pandemia global da Covid-19 fez disparar a necessidade de lidar com a fome entre os pobres em Cabo Verde, e essa necessidade é generalizada e urgente. Em fevereiro de 2021, duas organizações de caridade recentemente juntaram forças para ajudar a fazer exatamente isso ― caridade.

CaboVerde_InterfaithProject01
Voluntários ajudam a carregar alimentos e suprimentos na Cidade da Praia, Cabo Verde.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

A Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Pensamento (ACDP) provê alimentos e serviços aos idosos nas suas instalações em Cabo Verde.  Depois da pandemia os ter obrigado a fechar portas, queriam passar a entregar comida ao domicílio. O seu apelo por ajuda foi atendido através de uma doação da organização de ajuda e caridade da Igreja, Latter-day Saints Charities (LDSC), que ajudou na aquisição e distribuição de alimentos e suprimentos para três meses a setenta famílias numerosas na cidade da Praia. Esse esforço beneficiou mais de quatrocentas pessoas necessitadas.

“A LDSC escolheu trabalhar em colaboração com a ACDP porque sentimos que eles estavam a servir algumas das populações mais vulneráveis e afetadas, especificamente os idosos e as mães que criam filhos pequenos”, disse Lucilino Mendonça, representante dos Serviços de Bem-estar e Autossuficiência da LDSC.

CaboVerde_Interfaith_02
A Instituição de caridade da Igreja, Latter-day Saint Charities e os Adventistas do Sétimo Dia juntam forças para prover ajuda.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Pouco depois, a LDSC fez parceria com os Adventistas do Sétimo Dia (ASD), no cume da montanha do Monte Vermelho, para prover cabazes de alimentos a cinquenta famílias necessitadas, seguido de mais ações para outras quarenta famílias. Os cabazes de alimentos foram entregues com a ajuda dos jovens adultos e dos missionários da Congregação da Praia. Noemy Lopes, uma jovem adulta que ajudou na distribuição, comentou “Foi uma experiência excelente para mim, pois tive o privilégio de usar o meu tempo para abençoar a vida de outras pessoas”.

Líderes de ambos os grupos religiosos de serviço humanitário estiveram presentes na cerimónia de encerramento em março de 2021.  Roseveltt Teixeira, Presidente da Congregação da Praia, disse que “esta doação reflete as nossas crenças; que, como membros da Igreja, sigamos Jesus Cristo obedecendo ao segundo grande mandamento de servir os outros”. Um líder da congregação dos ASD local acrescentou: “É crucial que as nossas organizações tenham parcerias como esta, que aproveitem as nossas crenças comuns para servir outros”.

CaboVerde_Interfaith_03
Cerimónia de encerramento na cidade da Praia do projeto de ajuda com representantes das entidades envolvidas.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias é o apoio humanitário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O seu objetivo é aliviar o sofrimento, promover a autossuficiência e proporcionar oportunidades de serviço. A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias patrocina projetos de apoio e desenvolvimento em 195 países e territórios e presta assistência independentemente da raça, filiação religiosa ou nacionalidade. A ajuda baseia-se nos princípios centrais de responsabilidade individual, apoio comunitário, autossuficiência e sustentabilidade. Na sua maior parte gerida com trabalho de milhares de voluntários em todo o mundo, a instituição humanitária opera de forma independente e em cooperação com outras organizações de caridade e governos.