Dia Internacional da Mulher - Mulheres Líderes refletem sobre o seu Ministério

À medida que o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher a 8 de março, o papel de liderança das mulheres Consultoras de Organização de Área d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assinala o seu primeiro aniversário neste mês. Com este propósito, as líderes refletem acerca das suas experiências e perceções que adquiriram no âmbito do seu ministério a nível da Europa.

Womens Day 01
Julia Wondra, Traci De Marco, Sibylle Fingerle, Ghislaine Simonet, Ann-Mari Lindberg, Letícia dos Santos Rudloff2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“Todas as mulheres são filhas de Deus. Elas são fantásticas. Elas são suficientemente boas! Elas têm potencial divino, e cada ato de serviço, por mais pequeno que seja, faz a diferença”, disse a Irmã Sibylle Fingerle, da Alemanha.

A Irmã Traci De Marco, do Reino Unido, declarou: “Acho importante que as mulheres saibam a tremenda diferença que os seus talentos, aptidões e atributos espirituais fazem na vida de outros”.

Quando questionada sobre o seu papel no fortalecimento das mulheres ao seu redor, a Irmã Ghislaine Simonet, de França, comentou: “Como estamos próximas delas, conseguimos ajudá-las a relembrar-se, com frequência, de que são filhas de Deus”. E prosseguiu: “Quando elas conhecerem esta verdade na sua mente e no seu coração, poderão realizar milagres”.

As Consultoras de Organização de Área dão instruções aos líderes da Igreja e apresentam a perspetiva das mulheres nos conselhos, a todos os níveis. “Este chamado é como um elo de ligação para as líderes das irmãs da estaca, para esclarecer dúvidas, para reuniões em conselho, para obter informações, para prover informações e, acima de tudo, pela perspetiva diferente que este chamado pode dar e proporcionar”, disse a Irmã Ann-Mari Lindberg, da Dinamarca. E ela prosseguiu: “Pelo facto de ministrarmos às líderes das irmãs da estaca, estas sentem que são vistas, ajudadas e ouvidas muito mais do que anteriormente”. Uma estaca é como uma diocese católica que envolve várias congregações.

Womens Day 02
Download Photo

A Irmã Julia Wondra, de Viena, partilhou o que aprendeu sobre ministrar outros: “Aprendi que não se trata de mim, mas sim do Salvador. Deste modo, procuro ser mais como Ele é, o que significa que a minha preparação espiritual diária é fundamental”. E ela prosseguiu: “Uma certa irmã da minha área sentia-se bastante esgotada. Ela tinha a sensação de que os seus atos não faziam a menor diferença e tinha vontade de desistir. Depois da nossa reunião de formação, ela sentiu-se renovada e cheia de energia, e com regularidade, ela agora diz-me que tem mais ideias e um amor ainda maior pelas suas irmãs”.

A Irmã Simonet refletiu: “Quando um membro da presidência de uma organização da estaca se debatia com provações enormes a nível da sua vida pessoal e ponderava pedir a sua desobrigação, as suas irmãs da presidência escutaram-na, ofereceram-lhe ajuda e compaixão. Atualmente, as dificuldades desta irmã não desapareceram, mas ao sentir o amor das suas irmãs, ela continua a servir com alegria e esperança”.

Quando questionada sobre o que aprendeu com Jesus Cristo acerca de ministrar às mulheres, a Irmã De Marco declara: “Eu adoro o facto de terem sido as mulheres a testemunhar alguns dos aspetos mais importantes do ministério de Cristo. Foi a mulher junto ao poço a primeira pessoa a saber que Ele era o Messias, foi o pedido da Sua mãe que desencadeou o primeiro milagre do salvador, foi Maria Madalena a primeira a ver o túmulo vazio e o Senhor ressurecto. Ele confiava nas mulheres daquela época e confia nas mulheres de agora. Estas mulheres foram grandes missionárias, na medida em que partilharam o que viram, ouviram e sentiram, e nós podemos fazer o mesmo nos nossos dias”.

A Irmã Fingerle disse: “Todas as mulheres têm acesso ao poder de Deus aqui na Terra. Podem e devem fazer uso do mesmo!” Ao refletir sobre a ministração do Salvador às mulheres, a Irmã Lindberg disse: “Ele viu-as e aceitou-as como eram. Não as julgou e não as comparou – apenas as amou e motivou-as a fazer melhor”. A Irmã De Marco acrescentou: O amor sem julgamento é um elemento tão importante para todo o nosso ministério, assim como cuidar, convidar e respeitar sempre o arbítrio, tal como o nosso Salvador o faria”.

Uma vez que o Dia Internacional da Mulher existe para reconhecer as conquistas das mulheres e procura abraçar a diversidade, a igualdade e a inclusão, as experiências das Consultoras de Organização de Área exemplificam o modo como as mulheres, em todos os lugares, podem ajudar a atingir estes objetivos e causar um impacto grandioso no processo de elevar e inspirar outros.