Autoridades da Igreja visitam a Região de Eifel após as cheias

Após as vastas cheias de meados de julho nas regiões da Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua ativamente envolvida nos esforços de socorro, através das suas congregações locais, organizações de apoio e autoridades governamentais.

Eifel branch visit 01
Estragos na Região de Eifel após a inundação2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Em agosto, diversos líderes da Igreja participaram nas reuniões dominicais de uma congregação local na região de Eifel, na Alemanha, para agradecer aos líderes e membros locais pelos seus incansáveis esforços de serviço no seio da sua comunidade. Entre os visitantes encontrava-se o Elder Erich W. Kopischke da Presidência da Área da Europa, acompanhado pela sua esposa Christiane assim como por Christian Ottiker, Gestor de Bem-Estar e Autossuficiência para a Igreja na Europa. Estavam também presentes mais de 40 missionários, que se ofereceram para servir como voluntários nas cidades circunvizinhas ao longo da semana. No início de agosto, os missionários da Missão Alemanha Frankfurt, juntamente com os membros locais, doaram mais de 10.000 horas de serviço.

“Estamos a dar a todos os missionários, na nossa Missão, a oportunidade de vir aqui a esta Região e de servir o povo”, disse o Presidente Hammon, Presidente da Missão Alemanha Frankfurt, que, juntamente com a sua esposa Debbie, também participou nas reuniões dominicais. “Os nossos missionários dizem-nos que a sua semana de serviço é a experiência mais gratificante e humilde que já tiveram na sua missão”, continua ele.

Eifel branch visit 02
O Elder e a Irmã Kopischke acompanhados por membros e missionários depois das reuniões dominicais no Ramo de Eifel2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Christian Ottiker foi convidado a explicar a forma como a Igreja responde em tempos de crise. “Primeiro, a Sede da Igreja, juntamente com os líderes locais da igreja na região afetada, avaliam as necessidades e o modo como as coisas devem ser organizadas”, disse Ottiker. “Quando ocorre uma crise, a Igreja não cria um fundo especial, dedicado a uma determinada crise, em vez disso, usa o Fundo Humanitário já estabelecido e que está sempre disponível”, continua. “Deste modo, a Igreja consegue prestar auxílio prontamente em momentos de necessidade e está sempre preparada”, disse Ottiker.

Nas suas viagens mais recentes, Ottiker viu muitos voluntários e inúmeros atos de gentileza de apoio às vítimas das cheias. Ao ponderar sobre o que a Igreja poderia fazer nestes tempos difíceis, ele dizia na sua mente: “Tu és a Igreja! Todos podem ajudar com coisas pequenas e simples”.

Referindo-se aos recentes esforços em torno da crise, o Elder Kopischke fez três perguntas à congregação: “O que é que viram? O que é que sentiram? O que irão mudar na vossa própria vida depois das vossas experiências?”

O Elder Leo Lauener, um jovem missionário da Suíça, relembrou um incidente, quando o seu cartão de crédito deixou de funcionar enquanto fazia compras. Uma mulher que se encontrava atrás dele na fila, identificou-o como sendo um dos voluntários que prestaram auxílio e disse: “Não me importo nada de pagar pelos maravilhosos ajudantes!” Ela pagou todas as compras do missionário.

Uma outra missionária, a Sister Anna Hughes, de Utah, nos Estados Unidos, disse: “Servir nas regiões afetadas pelas cheias foi uma experiência maravilhosa porque me ajudou a focar-me nos princípios mais puros e importantes do Evangelho de Jesus Cristo, que são amar a Deus e amar o próximo”.

O Elder Kopischke ressaltou que todos estes gestos, atos de serviço e amor maravilhosos estão entre os melhores atributos e valores da humanidade. “Seria realmente maravilhoso se este comportamento de amor e carinho não fosse apenas sentido e estendido em momentos excecionais, mas que se tornasse padrão no nosso quotidiano!” Acrescentou ele. “O Senhor chamaria a isto: a cultura de Sião”.

Christian Ottiker sugeriu que todos pudessem avaliar o que podem fazer, de acordo com as suas circunstâncias, com os recursos disponíveis. Pode ser trabalhar como voluntário ou ajudar vizinhos e amigos necessitados. Pode também ser doar para o Fundo Humanitário da Igreja. O Elder Kopischke acrescentou que o dinheiro doado para este fundo pode ser rapidamente acedido em tempos de crise. “Com este fundo, podemos prover ajuda inicial de imediato, onde for necessário na Europa”, disse ele. “Hoje, isto seria para as vítimas das cheias na Alemanha e amanhã, talvez para outras vítimas dos atuais incêndios florestais em Itália, Grécia ou Turquia”, continuou ele.

Eifel branch visit 03
O Elder e a Irmã Kopischke antes das reuniões dominicais no Ramo de Eifel2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Tal como muitos outros voluntários em torno da região, o Elder Kopischke programou realizar um dia de serviço na zona em redor de Bad Ahrweiler, juntamente com a sua esposa, família e missionários, para ajudar as vítimas das cheias.

“Esperamos que o apoio e o amor continuem a ser estendidos aos necessitados”, disse ele. “Não só no momento da crise, como também ao longo das semanas e dos meses que se seguem, pois ainda continua a ser necessário que o façamos.” Ele concluiu: “Espero que reflitamos sobre a nossa vida e nos apercebamos de quão frágil ela é. Quando somos abençoados com algo, é importante termos compaixão pelos outros! Usando as palavras do profeta Isaías: “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda”. (Isaías 58:8)