Tópico

Atração por Pessoas do Mesmo Sexo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhece que a atração por pessoas do mesmo sexo é uma questão sensível que exige bondade, compaixão e compreensão. O site mormonandgay.lds.org reforça a realidade de que, nas palavras de uma escritura do Livro de Mórmon, Deus “ama seus filhos” (1 Néfi 11:17), e visa ajudar todos a compreender melhor a atração por pessoas do mesmo sexo numa perspetiva do evangelho.

A Igreja não assume nenhuma posição no âmbito da atração por pessoas do mesmo sexo. Em 2006, o Elder Dallin H. Oaks  disse, “A Igreja não assume nenhuma posição no âmbito das causas que envolvam estas suscetibilidades ou inclinações, inclusive no que diz respeito à atração por pessoas do mesmo sexo.” 

Os sentimentos que envolvem a atração por pessoas do mesmo sexo não constituem um pecado. O Elder M. Russell Ballard declarou: “Sejamos claros: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias considera que “a experiência da atração por pessoas do mesmo sexo é uma realidade complexa para muitas pessoas. A atração em si não é um pecado, mas agir com base nela é. Apesar de ninguém optar por ter este tipo de atração, pode escolher como responder à mesma. Com amor e compreensão, a Igreja estende a mão a todos os filhos de Deus, o que inclui [aqueles que têm atração por pessoas do mesmo sexo].” 

Apesar da atração por pessoas do mesmo sexo não ser um pecado, pode ser um desafio. Embora ninguém escolha ter estes sentimentos, pode optar por se comprometer a guardar os mandamentos de Deus. O pai ou a mãe de uma criança que sente atração por pessoas do mesmo sexo ou que se identifica como homossexual deve escolher amar e acarinhar essa criança. Como uma comunidade de membros da Igreja, os Santos dos Últimos Dias devem ser uma comunidade acolhedora.

Aqueles que sentem atração por pessoas do mesmo sexo ou que se identificam como homossexuais podem ter uma participação plena na Igreja. Como diz a política da Igreja, “Se os membros sentirem atração por pessoas do mesmo sexo mas não se envolverem em comportamento homossexual, os líderes da Igreja devem apoiá-los e incentivá-los na resolução que tomaram de viver a lei da castidade e de controlar os pensamentos impuros. Esses membros podem receber cargos na Igreja. Se forem dignos e qualificados em todos os outros aspetos, eles também podem ter uma recomendação para o templo e receber as ordenanças do templo.” 

O título do site da Igreja “Mórmon e Gay”, reflete a realidade de que uma pessoa não precisa escolher entre estas duas identidades, pois pode, de fato, ser homossexual e viver fiel aos ensinamentos de Cristo.

Visite o site mormonandgay.lds.org para aprender mais sobre este assunto.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.