Comunicados da Imprensa

A Febre do JustServe - Servir Agora

Tudo começou de forma muito simples. Em janeiro de 2018, Catherine e Clive Jolliffe, que moram em Inglaterra, foram solicitados pela sua igreja a ajudar a criar oportunidades de serviço no Reino Unido. Hoje, existem mais de 2300 projetos disponíveis lá. De um pequeno programa piloto em Leeds, o movimento JustServe - Servir Agora expandiu-se por todo o Reino Unido e Irlanda no final de 2019 e, agora, está a abrir caminho pela Europa fora.

O JustServe -Servir Agora é um site e uma aplicação iniciados pel'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para interligar aqueles que desejam ajudar em oportunidades de serviço. Este site foi apresentado em 2019 no Fórum Inter-Religioso dos G20, no Japão, como uma dádiva para as comunidades. O site fornece uma plataforma para as organizações que necessitam de apoio na divulgação dos seus projetos, sem qualquer custo. Ao se registar no site ou na aplicação do JustServe - Servir Agora, os voluntários podem combinar os seus interesses e capacidades com os projetos disponíveis.

Candice MacAllister
Candice MacAllister
Candice MacAllister - Presidente da Organização de Mulheres2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No verão de 2020, apesar da pandemia da COVID-19, os Jolliffes começaram a expandir o JustServe - Servir Agora para Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Hungria, Alemanha, Áustria e Suíça. Recentemente, a Finlândia aderiu à causa É um projeto intimidante que envolve traduções, criação de sites e considerações legais.

Até ao momento, os Jolliffes deram formação a seis casais para promover estes esforços nos seus respetivos países. Nenhum destes casais tinha sequer ouvido falar do JustServe - Servir Agora. Neste momento, todos têm uma convicção ardente no modo como este movimento irá abençoar os seus países.

Tendo trabalhado com o JustServe - Servir Agora, durante mais de três anos, a Catherine percebeu o modo como este ajuda aqueles que desejam fazer o bem e “trabalhar juntos para melhorar as suas comunidades, mostrar amor pelo próximo e trabalhar juntos, independentemente das suas crenças e cultura”.

Os líderes do JustServe - Servir Agora dão formação aos especialistas das congregações locais dos seus países para identificar e adicionar projetos ao site. À medida que os especialistas partilham informações sobre o JustServe - Servir Agora, os membros “ficam muito entusiasmados com a oportunidade de contribuir e de ser reconhecidos como bons cidadãos”.

MaryMargaretDaphne
MaryMargaretDaphne
Mary Woods, Margaret Canham e Daphne Ellender2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A Espanha foi o primeiro destes países a lançar o site. Em coordenação com as autoridades locais, os voluntários realizaram uma limpeza em Granada em colaboração com uma associação de moradores. Todos os sábados, os voluntários do JustServe - Servir Agora trabalham juntos para manter a cidade limpa e atrativa.

Nas Ilhas Canárias, os membros da igreja participaram ao lado da Virgen de Coromoto, uma organização local, em vários projetos entre as comunidades das Canárias e da Venezuela. Quando o aluguer se tornou dispendioso para a organização, a capela local da Igreja foi oferecida para a distribuição de alimentos uma vez por mês. Os funcionários do banco alimentar ficaram gratos pela oportunidade de usar o edifício a custo zero, realçando que: “unidos podemos fazer muito mais”.

JustServe_Granada_Spain01
JustServe_Granada_Spain01
Projeto de limpeza em Granada, Espanha2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A implementação é diferente de país para país, dependendo das necessidades locais e da formação e experiência específicas dos líderes locais do JustServe - Servir Agora. Nos países germânicos, na Holanda e no Reino Unido, estão também disponíveis outras plataformas semelhantes, sendo esta apenas mais uma oportunidade. No entanto, o JustServe - Servir Agora oferece uma estrutura simples e é administrado como uma dádiva para o país.

Em contrapartida, não existe atualmente uma plataforma formal de oportunidades de serviço em Portugal. Aqueles que desejam voluntariar-se contam com os artigos de jornal e a palavra de “boca em boca” para identificar as necessidades. O portal do JustServe - Servir Agora proporcionará uma excelente oportunidade para que facilmente se encontrem maneiras de oferecer serviços nas suas comunidades através de uma plataforma online e será uma bênção para a comunidade.

Em França, os voluntários estão a trabalhar com a Igreja e com os líderes empresariais para construir relacionamentos. Isto irá permitir-lhes estar preparados e prontos enquanto aguardam a implementação do site.

As oportunidades para servir estão em todo o lado. Como é que podemos encontrá-las? Se a iniciativa já está presente no seu país, basta aceder a JustServe.org. Combine a sua situação com as necessidades listadas no site. Convide a sua família ou amigos e divirtam-se a servir juntos. Ou vá sozinho(a) e faça novas amizades. Ajude o JustServe - Servir Agora a crescer e a melhorar a sua comunidade; apanhe esta febre de servir!

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.