Vacinas contra a Covid-19 administradas em Belize

A Semana Mundial de Vacinação é comemorada todos os anos no mês de abril

Os Serviços Humanitários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a UNICEF anunciaram, no mês de fevereiro, a doação de 20 milhões de dólares para apoiar o trabalho global da UNICEF com o Acelerador de Acesso às Ferramentas contra a Covid-19 (ACT) e seu setor de vacinas, chamado COVAX Facility. COVAX é uma colaboração global entre a Coligação para as Inovações de Prontidão Epidémica (CIPE), a Gavi, a Aliança das Vacinas Gavi, a UNICEF, a Organização Panamericana de Saúde (PAHO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Fundo Rotatório da OPAS é responsável pela aquisição de vacinas para os países das Américas.

UNICEF-3Download Photo

Até o dia 23 de abril de 2021, aniversário de um ano do lançamento do Acelerador ACT, mais de 40 milhões de doses de vacinas foram enviadas para 119 países e territórios desde a primeira entrega internacional a Gana, em fevereiro. No dia 31 de março, Belize recebeu seu maior número de doses até o momento, quando um avião que carregava 33.600 doses da vacina contra o coronavírus chegou à Cidade de Belize.

“Belize não pode arcar com uma crise de saúde infantil neste momento”, disse Alison Parker, representante da UNICEF Belize.

Na época do acordo, os Serviços Humanitários da Igreja era o maior doador do setor privado para o trabalho do Acelerador ACT e da COVAX (acesso global à vacina contra a Covid-19) da UNICEF.

As primeiras doses em Belize visam proteger os profissionais de saúde e os assistentes sociais na linha de frente, bem como pessoas em grupos de alto risco e vulneráveis.

“As vacinas contra a Covid-19 são lançadas em fases que priorizam os mais vulneráveis, os profissionais de saúde e as pessoas com 60 anos de idade ou mais, entre outros”, explicou V. Ex.ª Michel Chebat, ministro de saúde e bem-estar de Belize.

UNICEF-9Download Photo

Os que trabalham no setor turístico estão agora sendo incluídos nos grupos de prioridade por causa de seu valor para a economia que foi afetada.O turismo é uma das maiores indústrias de Belize, com atrações incluindo ruínas maias, vida selvagem e uma das maiores barreiras de recifes do mundo. “Se você não for vacinado, isso limitará o que você pode fazer”, disse Melissa Sanchez, guia turístico da Cidade de Belize, que foi vacinada após receber informações da equipe da UNICEF que está educando e conscientizando o público sobre os benefícios da vacinação.

“Notei que isso vai ser algo necessário no futuro para viajar para outros países”, disse Raheim Jones, morador da Cidade de Belize, que também é um dos beneficiários do programa de vacinas. “Fico muito agradecido. Eu não esperava isso tão cedo.” A vacina contra a Covid-19 deve ser refrigerada para mantê-la viável. “Uma das principais áreas de preocupação para nós, na UNICEF Belize, está na estrutura de rede de frio”, disse Parker.

UNICEF-8Download Photo

“A estrutura de rede de frio inclui unidades de refrigeração, bem como caixas térmicas (…) com o propósito de manter as doses a 2 graus Celsius (36 graus Fahrenheit) até estarem prontas para serem distribuídas”, prosseguiu ela. “Também foi fornecido um gerador, pois Belize está sujeito a frequentes faltas de energia planejadas e não planejadas.”

Como parte do trabalho da UNICEF dentro da A-ACT, a UNICEF Belize vai apoiar o governo de Belize e outros colaboradores nos esforços de fortalecer a rede de frio e lançar campanhas de comunicação para apoiar o trabalho de vacinação.

A recente doação da Igreja complementa sua própria doação de 3 milhões de dólares em 2020, para viabilizar a resposta imediata da UNICEF à Covid-19, fornecendo água, saneamento e serviços de higiene.

A Semana Mundial de imunização, que é comemorada todos os anos, dos dias 24 a 30 de abril, promove o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças, aumentar a confiança nas vacinas e combater desinformação. As vacinas salvam milhões de vidas todos os anos e são amplamente reconhecidas como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas do mundo.