Templo de Praia Cabo Verde dedicado pelo Elder Neil L. Andersen

O primeiro templo em Cabo Verde é o 173º templo em funcionamento da Igreja

O Elder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dedicou o Templo da Praia Cabo Verde no domingo, 19 de junho, 2022. O templo, na cidade da Praia, em Santiago, é o primeiro templo do país e o 173º templo em funcionamento no mundo.

Antes da dedicação (inauguração), o Elder Andersen presidiu à cerimónia simbólica da pedra angular - que significa que a construção está completa e o novo templo está pronto para abrir. Por detrás da pedra angular está documentação histórica, artefactos e testemunhos de membros da Igreja de Cabo Verde. Refletindo sobre a importância do templo, o Elder Anderson afirmou que "maravilhoso é ter um templo em Cabo Verde, realmente a casa do Senhor".

Acompanhando o Elder Andersen, estavam o Elder Rubén V. Alliaud, segundo conselheiro na Presidência da Área Central da Europa, o Elder Kevin R. Duncan, diretor executivo do Departamento do Templo da Igreja e o Elder Roseveltt de Pina Teixeira, Área Setenta, natural de Cabo Verde.  Eram acompanhados pelas respetivas esposas.

Os planos para a construção do templo na Praia foram anunciados pelo Presidente Russell M. Nelson em 7 de outubro de 2018. A cerimónia de abertura de solo teve lugar no dia 4 de maio de 2019.

O exterior do templo tem uma cor de tons quentes, com alguns detalhes ornamentais em mármore português. É um edifício discreto, com linhas simples consistentes com a maioria dos  edifícios religiosos tradicionais de Cabo Verde.

Antes da dedicação, os jovens da Igreja reuniram-se no sábado, 18 de junho de 2022 para assistir a uma serão devocional com os líderes da Igreja, realizada no centro de estaca (capela) anexa ao templo. Alciane Delgado, uma jovem membro da Igreja afirmou que "o templo siginifica um pedacinho do céu aqui na terra, para podermos estar mais perto do Pai Celestial".

Durante o período de visitas públicas, com a duração de três semanas, mais de dez mil pessoas visitaram o templo, incluindo líderes religiosos, líderes comunitários e residentes que vivem perto do templo, bem como membros da Igreja.  Entre os dignitários que visitaram o templo estavam o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves e o Primeiro-Ministro, Ulisses de Correia e Silva. O Elder Teixeira acrescentou que "foi muito importante tê-los (no templo) e que issso representa que a Igreja é um parceiro extremamente importante para o governo de Cabo Verde e que a Igreja tem contribuido para o desenvolvimento do país e tornando as pessoas também melhores".

Atualmente existem mais de 16.000 membros da Igreja em 41 congregações em Cabo Verde, muitos destes membros representam a segunda e terceira geração santos dos últimos dias. Os primeiros missionários a entrar em Cabo Verde chegaram em 1988.

Os templos da Igreja de Jesus Cristo diferem das capelas onde os membros se encontram para os serviços religiosos ao domingo. Os templos são considerados "casas do Senhor" onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados através do casamento, do batismo e de outras leis que unem as famílias para a eternidade. Dentro dos templos, os membros aprendem mais sobre o propósito da vida e fazem promessas para servir Jesus Cristo e ao seu próximo.

Para ler esta notícia e ver o vídeo em inglês, clique aqui.