Pela Europa Fora, os Santos dos Últimos Dias Envolvem-se em Esforços Humanitários

Da Hungria e Eslováquia à República Checa e Islândia, os membros da Igreja unem-se, prontamente, para ajudar os refugiados

A crise dos refugiados na fronteira da Ucrânia é complexa e as necessidades de ajuda humanitária são urgentes e multifacetadas. Quando a crise deflagrou, a 24 de fevereiro deste ano, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estabeleceu, de imediato, uma estrutura para a integração dos refugiados membros da Igreja. O foco incluiu a criação de centros de recolha de bens para atender às necessidades imediatas dos refugiados, para além de um processo para interligar indivíduos e famílias deslocadas com congregações locais da Igreja, onde podem encontrar alojamento temporário, alimentação, outros suprimentos e um refúgio social e espiritual.

Quando ocorre uma calamidade ou um desastre, em qualquer parte do mundo, a Igreja avalia rapidamente as necessidades dos missionários, membros e amigos. Em geral, a grande maioria daqueles a quem é prestada a assistência não são membros da Igreja, mas sim amigos e vizinhos das comunidades locais.

Desde o início da crise, os Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência, um departamento da Igreja, tem se envolvido proativamente em centenas de esforços humanitários por toda a Europa.

Across Europe Latter01
Voluntários missionários servem alimentos aos refugiados na Polónia2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Across Europe Latter02
Missionários voluntários varrem o chão do centro de receção aos refugiados da Tesco2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Juntamente com os líderes e os membros locais da Igreja, o departamento está a coordenar a assistência a pessoas de todas as religiões das zonas fronteiriças, centros de recolha de bens e edifícios locais da Igreja.

Na Polónia, os missionários de ajuda humanitária estão a apoiar esforços voluntários no grande centro de acolhimento de refugiados de Tesco. Vários jovens missionários da Igreja estão ocupados a limpar, a servir refeições e a prestar apoio linguístico. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou um computador portátil para ajudar o coordenador de voluntários a acompanhar as informações acerca destes e uma máquina de lavar roupa para ajudar a agilizar a limpeza de esfregões, toalhas e suprimentos.

Dois ex-missionários seniores na Eslováquia vieram recentemente para a Polónia, para que, durante vários meses, ajudem nos esforços de apoio aos refugiados, trabalhando como representantes técnicos. Eles estão a coordenar projetos com outras Organizações Não Governamentais (ONGs). A título de exemplo, a Save the Children está a transportar quarenta órfãos retidos na Ucrânia para um novo lar na zona Oeste da Polónia. A Igreja doou roupas de cama, ferros e chaleiras de água quente para o esforço conjunto. Durante uma pausa na sua atividade, perto da fronteira da Polónia com a Ucrânia, uma voluntária sénior apercebeu-se, recentemente, de um casal de surdos, sozinhos a um canto, a comunicar por língua gestual. Ela dirigiu-se a eles, cumprimentou-os em língua gestual e estes responderam com um enorme sorriso. A língua gestual geralmente proporciona uma comunicação eficaz de país para país.

Across Europe Latter03
Voluntários missionários seniores comunicam-se com refugiados surdos, através de língua gestual2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Na Hungria, a Igreja encontrou uma ONG que está a alugar um hotel inteiro para os refugiados. Este hotel com 62 quartos tem a capacidade de acomodar até trezentas mulheres e crianças em estadias de curta duração. A Igreja vai ajudar a cobrir os custos do aluguer do hotel.

Na Eslováquia, a Igreja está a trabalhar com a Nadacia Pro Futura no fornecimento de alimentos para bebé e artigos de higiene para distribuir pelas mães, com bebés ou crianças, que chegam à fronteira. Até ao momento, já foram distribuídos 400 kits. A Igreja também comprou e doou um frigorífico novo e um fogão a lenha para centros de refugiados em Baškovce.

Na República Checa, a Igreja criou dois centros de refugiados. Um deles fica no Centro de Apoio à Comunidade Europeia na Academia Cumorah, perto de Praga. Estas instalações proporcionam alojamento, fornecem refeições e formação académica para quase cinquenta membros refugiados ucranianos, oito dos quais estão a preparar-se, ativamente, para servir como missionários da Igreja. O outro centro foi estabelecido para acolher até cem membros refugiados, proporcionando-lhes um primeiro ponto de paragem quando chegam em busca de um refúgio temporário. A alimentação e o alojamento são oferecidos gratuitamente, e os membros da Igreja local ajudam os refugiados a integrar-se nas cidades com igrejas e ramos estabelecidos para proporcionar interação social, bem como refúgio espiritual.

Across Europe Latter04
Centro de Apoio à Comunidade Europeia na Academia Cumorah, perto de Praga2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Across Europe Latter05
Refeições quentes são servidas aos indivíduos deslocados num centro de refugiados na República Checa2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A Islândia é um país pequeno e distante, mas também tem sido ativo na receção e acolhimento de famílias de refugiados, inclusive uma família membro da Igreja que fugiu de Odessa, na Ucrânia, para vir para a Islândia. A Igreja na Islândia também está a contribuir financeiramente para os esforços de ONGs já estabelecidas que ajudam os deslocados da Ucrânia. No total, chegaram à Islândia mais de seiscentos deslocados vindos da Ucrânia, e todos eles receberam alojamento e emprego. Num supermercado em Reykjavik, os clientes têm a opção de adicionar quinhentas coroas islandesas às suas compras a título de doação para os refugiados.