Comunicados da Imprensa

Os Santos dos Últimos Dias unem-se a outros para ajudar as vítimas das cheias

A BBC falou de “recorde de chuva na Alemanha e na Bélgica”. A chanceler Angela Merkel observou que o idioma alemão mal conhecia palavras para descrever à devastação que tinha assistido. Milhares de voluntários dirigiram-se para as zonas afetadas pelas devastadoras cheias na Europa. Entre os que ajudaram nas limpezas e proveram socorro estavam missionários e membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Houve uma manifestação de bondade, amor e união. O medo foi enfrentado com coragem, e o desespero com esperança”, disse o Elder Erich W. Kopischke, Primeiro Conselheiro da Presidência da Área da Europa. “Como Igreja, somos profundamente gratos a todos os que sacrificaram o seu tempo e recursos para ajudar os necessitados. Observar os nossos missionários e membros a servir lado a lado com vizinhos, amigos e estranhos, enche o nosso coração de humildade e alegria”, acrescentou.

flooding relief documentary 01
flooding relief documentary 01
A limpeza após as severas cheias em Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

As ruas não existem, as casas estão destruídas

“Nesta situação catastrófica, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enviou missionários para ajudar”, explicou Manfred Gerlach, um dos muitos membros locais, encarregue de gerir a ajuda humanitária. Mulheres e homens a servir na Missão Alemanha Frankfurt, interromperam a sua rotina de proselitismo e de cuidar das necessidades espirituais das pessoas para ajudar na zona da catástrofe.

Uma dessas jovens missionárias foi a Sister Maggie Mace, de Lynchburg, no Estado da Virgínia, EUA. “Imaginem o seguinte: chegam ao parque de estacionamento de uma fábrica com outros sete missionários. Olham ao redor e vêem centenas de pessoas à vossa volta, vestidas com macacões enlameados e botas de borracha”, relembrou. “Constatam que a cidade está destruída. As ruas não existem, as casas estão destruídas e há montanhas de bens revestidos de lama, num local onde antes havia uma rua”.

O Elder Jeffrey Hilton e a irmã Karen Hilton, um casal de reformados, que servem como voluntários no Departamento de Comunicação da Igreja em Frankfurt am Main, viajaram para Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha, para ajudar. Uma geladaria local foi destruída quando não um, mas dois automóveis ligeiros foram arremessados contra a fachada do prédio pela força da água”, observou o Elder Hilton.

flooding relief documentary 02
flooding relief documentary 02
O Elder Jeffrey Hilton e a irmã Karen Hilton em Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Unidos pelo desejo de ajudar outros

O Elder Hilton concluiu: “O que uniu os voluntários foi a linguagem universal do amor e do serviço. Não importava de onde vinham nem que dialeto falavam. Estávamos todos lá pelo mesmo motivo”.

O Elder Knighten Cole Worthington, um jovem missionário do Estado de Utah, EUA, referiu que ver pessoas vindas de todas as partes da Alemanha, para ajudar e servir os necessitados, foi deveras impressionante. Ao olhar para trás, para a sua própria experiência como voluntário, relembrou: “Muitas experiências desta semana demonstraram-me que, quando as pessoas perdem absolutamente tudo, elas unem-se com um coração humilde e apoiam-se umas às outras, a cada passo”.

“Anjos em movimento“

Até agora, os missionários e membros locais d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já doaram mais de 12.000 horas de trabalho voluntário ao serviço das vítimas das cheias, e isto só na Alemanha.

Com muitos deles vestidos com os coletes amarelo fluorescente com a frase “Mãos que Ajudam”, são facilmente identificados. Depois de alguns dias, os moradores de Bad Neuenahr-Ahrweiler começaram a chamar os missionários de “Engel unterwegs” (anjos em movimento).

flooding relief documentary 03
flooding relief documentary 03
Voluntários da Igreja a ajudar as pessoas afetadas pelas cheias, na Alemanha.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Os voluntários da Igreja trabalharam com as autoridades locais e atenderam às necessidades de indivíduos, famílias e empresas. “Vi-me de imediato num restaurante, a ajudar a retirar lama, escombros e detritos da cave”, disse o Elder Jacob Reed. A princípio pensei que iríamos ajudar até terminar - talvez três ou quatro horas - e depois almoçar e seguir para a próxima casa. Mas, estava redondamente enganado. Balde após balde, transportei eu pela casa e depois para a rua, onde despejei tudo. Não parecia ter fim”.

O Elder Kopischke também serviu um dia como voluntário na região em crise da Alemanha, ao lado da sua esposa Christiane, familiares, missionários, bem como membros de outras denominações religiosas. Eles ajudaram a limpar um jardim de infância católico.

flooding relief documentary 04
flooding relief documentary 04
O Elder Erich W. Kopischke e a sua esposa Christiane Kopischke, juntam-se aos esforços de limpeza durante um dia.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“O ambiente era muito positivo e alegre, apesar do trabalho árduo e exaustivo e do ambiente devastador. Os ajudantes não ficaram infelizes nem reclamaram das circunstâncias, mas pareciam realmente gostar do que estavam a fazer”, disse Christiane Kopischke.

flooding relief documentary 05
flooding relief documentary 05
O Elder Erich W. Kopischke e a sua esposa Christiane Kopischke.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Na Suíça, membros e missionários também ajudaram os afetados pelas cheias.

Os Santos dos Últimos Dias do Luxemburgo doaram sacos de roupa para a Igreja Protestante Dinamarquesa local. A Igreja também contactou os membros das áreas afetadas, oferecendo bombas hidráulicas, alimentos, apoio e serviços de babysitting.

flooding relief documentary 06
flooding relief documentary 06
Roupas doadas pelos membros da Igreja do Luxemburgo.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Uma semana após as cheias, cerca de 80 membros da Igreja da Bélgica e da Holanda, bem como missionários da Missão Bélgica/Holanda, reuniram-se num subúrbio de Liège, na Bélgica. Assim que chegaram, os voluntários receberam designações acerca de onde e como ajudar. Quase todas as pessoas do grupo da Igreja foram convidadas a ajudar no município de Wallon of Trooz, junto ao Rio Vesdre. Durante as cheias, o nível da água tinha subido sete metros acima do normal. Muitos moradores perderam tudo e, durante meses, não poderão voltar para as suas casas, devido aos estragos. Desde então, os missionários voltaram, semanalmente, à área de Liège para prestar assistência.

flooding relief documentary 07
flooding relief documentary 07
Voluntários da Igreja na Bélgica.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Daryl A. Watson, Presidente da Missão da Igreja na Bélgica/Holanda, disse que a ajuda humanitária fazia recordar-se, profundamente, de uma declaração do Livro de Mórmon, Um Outro Testamento de Jesus Cristo: “(…) para que saibais que, quando estais a serviço [do] vosso próximo, estais somente a serviço [do] vosso Deus”. (Mosias 2:17)

A ajuda também foi fornecida por missionários da Missão França Paris. O Elder Olivier Seube e a irmã Bernadette Seube chegaram a Liège apenas uma semana depois das cheias. Prontamente, começaram a organizar projetos de serviço para limpar os destroços de casas e quintais. Os Missionários da Bélgica, Luxemburgo e França Oriental, juntaram-se para ajudá-los, assim como os membros locais da Bélgica e de França. Eles articularam-se e trabalharam com agências governamentais e organizações sem fins lucrativos para realizar o seu trabalho. Agora estão a planear um concerto beneficiente a favor das pessoas afetadas.

Um grupo de missionários teve algum tempo entre dois projetos e decidiu orar e pedir a Deus que os guiasse até alguém que precisasse de ajuda. Sentiram-se impelidos a caminhar por uma determinada rua onde Martine Durtka abriu a sua porta. As missionárias abordaram-na e ela referiu que realmente precisava de ajuda para limpar o seu quintal, que estava coberto de lixo e escombros.

flooding relief documentary 08
flooding relief documentary 08
As missionárias que ajudaram Martine Durtka a limpar o quintal.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

As missionárias ajudaram-na durante toda a tarde e enviaram-lhe uma fotografia que tinham tirado: “Olá, minhas irmãs. A vossa presença, a vossa bondade e a vossa ajuda, os vossos sorrisos, a vossa benevolência deram-me força e asas. A minha alma foi tocada. Obrigada pela fotografia, fizemos um ótimo trabalho juntas. Agradeço do fundo do meu coração”, respondeu ela.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.