Comunicados da Imprensa

O Presidente Oaks Ensina aos Alunos em Roma o Motivo da Liberdade Religiosa Ser Importante

Ele diz que as pessoas de fé devem unir-se para "socorrer, agir como um santuário e promulgar a liberdade religiosa a nível mundial".

Ao discursar na Universidade Sapienza, em Roma, na terça-feira, o Presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, referiu que a liberdade religiosa é um bem global inestimável que vale a pena proteger.

President Oaks Rome 01
President Oaks Rome 01
O Presidente Dallin H. Oaks a discursar na Universidade de Sapienza, em Roma, na terça-feira, dia 14 de dezembro de 2021.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Ao explicar que a Igreja de Jesus Cristo é uma igreja restaurada (nem Protestante, nem Católica), o Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência disse que a “restauração da plenitude da doutrina cristã ensina-nos que Deus criou e colocou os Seus filhos na Terra para que cresçam espiritualmente ao fazer escolhas certas entre o bem e o mal, de acordo com os Seus mandamentos. A liberdade de escolha é, portanto, fundamental para o plano de Deus”.

Citando o trabalho do professor Cole Durham, da Universidade Brigham Young e de dois colegas apóstolos, o presidente Oaks partilhou vários dos principais benefícios da liberdade religiosa.

O presidente Oaks referiu que a proteção da liberdade religiosa “relaciona-se não apenas com a proteção de outros direitos fundamentais, mas também com outros bens sociais, tais como a liberdade económica, o produto interno bruto per capita mais alto, melhores ordenados para mulheres, igualdade de género, taxas de alfabetização mais altas, melhores sistemas de saúde e educação, e consolidação da democracia”.

President Oaks Rome 02
President Oaks Rome 02
Paolo Naso, professor de ciência política e jornalismo, e o Presidente Dallin H. Oaks da Primeira Presidência, apertaram as mãos na Universidade Sapienza de Roma, a 14 de dezembro de 2021.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Outros bens proporcionados pela liberdade religiosa, referiu ainda o presidente Oaks, são o pluralismo, a paz e uma separação adequada entre Igreja e o Estado. Ao citar um discurso de outubro de 2021 do Elder D. Todd Christofferson, o Presidente Oaks disse: “A história da liberdade religiosa demonstra que respeito gera respeito. Os governos que protegem a liberdade religiosa têm menos conflitos sociais e elevados níveis de coesão social”.

O Presidente Oaks falou longamente sobre outro benefício: o trabalho de caridade que as pessoas de fé fazem. Do discurso de junho de 2021, dirigido da Catedral de Notre Dame, do Elder Quentin L. Cook, o Presidente Oaks leu: “a responsabilidade religiosa beneficia a sociedade secular” porque há uma “infinidade de boas obras que a religião inspira as pessoas de fé a realizar a favor de outros”. O Presidente Oaks partilhou vários exemplos dos Santos dos Últimos Dias em 2021, a nível mundial:

  • Os membros da Igreja de Jesus Cristo a nível mundial, doaram cerca de 6 milhões de horas de serviço em projetos humanitários e de bem-estar, patrocinados pela Igreja (sem contar com o que os membros fazem por conta própria).
  • O site do JustServe - Servir Agora está a ajudar mais de 655.000 voluntários a interligar-se e a atender às necessidades das suas comunidades.
  • A Igreja está a fazer parceria com a Igreja Católica e outras, em Itália, para auxiliar os refugiados, nomeadamente com alimentos, abrigo, cuidados médicos e formação em várias técnicas.
  • Os Santos dos Últimos Dias estão a colaborar com organizações Muçulmanas, Judaicas e Cristãs nos estados mediterrânicos para lidar com conflitos, fome, doenças e deslocações.
  • A Igreja está a cooperar com o governo da Índia para fornecer mais acesso a serviços oftálmicos, cuidados neonatais e formação. A Igreja também doou 4 milhões de dólares para geradores de oxigénio, ventiladores e outros equipamentos médicos.
  • A Igreja está envolvida em mais de 575 outros projetos relacionados com a COVID-19, em 74 países.

Similarmente à sua mensagem na Universidade da Virgínia em novembro, o Presidente Oaks disse que o valor cristão fundamental de viver em paz com os outros — a que a Igreja chama de “justiça para todos” — é essencial para o desenvolvimento da liberdade religiosa.

President Oaks Rome 03
President Oaks Rome 03
Alessandro Saggioro, professor de história e religião na Universidade Sapienza de Roma, fala aos alunos e professores, a 14 de dezembro de 2021.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“A realidade de viver como concidadãos numa sociedade pluralista dá-nos o sentido de responsabilidade de que devemos aceitar algumas leis das quais não gostamos e aprender a viver em paz com algumas pessoas cujos valores diferem dos nossos”, disse ele. “Não devemos esperar ou procurar obter o domínio da nossa posição, mas no exercício do respeito mútuo, devemos procurar a justiça para todos. Isto, é claro, requer que procuremos compreender as experiências e as preocupações dos outros”.

O Presidente Oaks disse que apesar da fatura da justiça para todos estar a definhar no Congresso dos Estados Unidos, “a importância dos valores envolvidos faz com que os esforços de reconciliação valham a pena”. O estabelecimento de “relações viáveis entre governos e aqueles que procuram a liberdade de religião ou de crença” é um “assunto sobre o qual temos muito a aprender uns com os outros”, referiu.

O Presidente Oaks citou dados que demonstram que, hoje em dia, poucos são os que valorizam a religião organizada e a liberdade religiosa. Porque é que isto é assim? Talvez, disse ele, porque perdemos o fio condutor do ensinamento básico de Cristo de amar a Deus e ao próximo.

“Com o amor e o respeito mútuo impostos pelos mandamentos divinos, temos de encontrar formas de aprender uns com os outros e reforçar as perceções comuns que nos mantêm unidos numa sociedade estável e pluralista”, disse. “Esta é a maneira de evitar que diferenças profundas em valores importantes sejam fraturantes na nossa união civil”.

O presidente Oaks afirmou que o caminho a seguir é a solidariedade inter-religiosa. Citando o Elder Cook, ele referiu que Católicos, Evangélicos, Judeus, Muçulmanos, Santos dos Últimos Dias e outras religiões “devem fazer parte de uma aliança de religiões para socorrer, agir como um santuário e promulgar a liberdade religiosa a nível mundial”.

“Como alguém chamado para testemunhar de Jesus Cristo e promover a paz e o amor que Ele ensinou”, concluiu o Presidente Oaks, “testifico do poder destas ideias e invoco as bênçãos de Deus para todos os que procuram promovê-las”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.