Tópico

Jejum

Quando os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam, eles ficam voluntariamente sem comida e bebida por um certo período de tempo com o objetivo de se aproximar de Deus e pedir Suas bênçãos. Os membros da Igreja são incentivados a jejuar um domingo de cada mês (domingo de jejum) e em outros momentos conforme necessário ou desejado. Os santos dos últimos dias acreditam que o jejum combinado com a oração sincera pode fornecer força espiritual, proximidade a Deus e preparação para receber Suas bênçãos.
Os santos dos últimos dias podem optar por jejuar por muitas razões, entre elas: adorar a Deus e expressar gratidão a Ele (ver Alma 45:1), pedir a Deus que abençoe os doentes ou aflitos (ver Mateus 17:14-21), receber respostas para a oração (ver Alma 5:46), ganhar força para resistir à tentação (ver Isaías 58:6), receber orientação nos chamados da Igreja (ver Atos 13:2-3; Alma 17:3) e para conforto em momentos de dificuldade, tristeza ou luto (ver Alma 28:4-6; 30:1-2).
Domingo de jejum e ofertas de jejum
A Igreja designa um domingo de cada mês, geralmente o primeiro domingo, como um dia de jejum. Os membros são convidados a ficar sem comida e bebida por duas refeições consecutivas, ou aproximadamente 24 horas. Eles também são convidados a doar o dinheiro que gastariam em alimentos para essas refeições à Igreja, que, através de seu sistema de assistência social, usa para cuidar dos necessitados. Esse dinheiro é chamado de oferta de jejum. A Igreja usa as ofertas de jejum para cuidar dos pobres e necessitados.