Estudantes de Enfermagem da BYU Ajudam Refugiados Ucranianos durante uma Viagem à Polónia

Esta publicação é partilhada por cortesia da TheChurchNews.com. Não é permitido ser usada por outros meios de comunicação social.

Por: Rachel Sterzer Gibson, Church News

A aluna de enfermagem da Universidade de Brigham Young (BYU), Nadia DeVol, tem família na Ucrânia e tem orado por oportunidades de ajudar o povo ucraniano de alguma forma.

A oportunidade apareceu quando recentemente se juntou a um grupo de estudantes e professores da BYU, uma universidade patrocinada pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, numa viagem de estudo à Polónia para servir em centros de refugiados ucranianos. “Sou infinitamente grata por me terem sido dados os recursos e a oportunidade de fazer parte deste projeto através da BYU”, expressou DeVol numa notícia publicada pela BYU, a 13 de junho.

BYU nursing 1
Um grupo de alunos e professores da BYU viajaram para a Polónia, em maio de 2023, para servir num centro de refugiados ucranianos. Fotografia de BYU photo, cortesia da Church News.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

DeVol, que é meia ucraniana e é fluente em russo, serviu como tradutora para o grupo, à medida que providenciavam assistência médica, ensinavam aulas sobre bem-estar e saúde e doavam milhares de dólares em equipamento médico.

As sementes desta viagem foram plantadas há um ano, quando Julie Velentine, diretora adjunta da Faculdade de Enfermagem, e Leslie Miles, professora da Faculdade de Enfermagem, levaram um outro grupo de estudantes de enfermagem para auxiliar os refugiados ucranianos em Varsóvia, na Polónia.

BYU nursing 2
Um aluno da BYU ensina uma aula na Jednosc, um centro cultural e educacional para refugiados ucranianos, durante a sua visita de estudo, em maio de 2023. Fotografia de BYU photo, cortesia da Church News.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Numa publicação nas redes sociais sobre a viagem de estudo do ano passado, Valentine escreveu que os alunos da BYU exemplificaram o lema da Faculdade de Enfermagem de “aprender a arte do Mestre da Cura”.

“Palavras não conseguem captar o desespero, o horror, a resiliência, a compaixão e a esperança”, escreveu ela no Twitter, após o grupo ter passado 20 horas a prestar assistência aos refugiados, nesse dia.

Pouco depois, Miles e Valentine disseram num comunicado de imprensa da BYU que estavam ainda mais empenhadas a ajudar os refugiados ucranianos. “Isto não terminará por aqui, e as necessidades humanitárias são imensas”, disse Valentine em 2022.

Com a ajuda de DeVol e de mais alguns alunos da BYU — Jed Fuller, Niles Herrod e Saydie Clark — criaram uma organização sem fins lucrativos intitulada “Unity for Ukraine” (Unidos pela Ucrânia) para apoiar os esforços do Jednosc, um centro cultural e educacional criado por professores ucranianos para auxiliar refugiados.

“Nós criamos a Unity porque queremos que estes professores ucranianos e a sua escola prosperem”, explicou DeVol. “Eles estão a ajudar mulheres e crianças que ficaram com a vida virada do avesso e nós queremos que eles sejam bem-sucedidos.”

O grupo de estudo deste ano, juntamente com Valentine e Miles, passaram muito do seu tempo a apoiar e a dar aulas no Jednosc. Deram aulas sobre como controlar o stress e a ansiedade, como lidar com o trauma e ainda prestaram assistência médica básica ao verificarem os sinais vitais, oferecerem conforto individual e ao darem equipamento médico.

Numa publicação nas redes socais a 18 de maio, Valentine partilhou uma foto de uma aluna da BYU a falar individualmente com um refugiado. “Ministrar ‘um a um’. (…) No meio de tantas necessidades, encorajar o coração de uma pessoa é importante”, escreveu ela.

BYU nursing 3
Ministrar "um a um". A Faculdade de Enfermagem da BYU providência auxílio num abrigo de refugiados ucraniano.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Brenna Wilkinson, uma aluna recém-licenciada da BYU que serviu como tradutora enquanto estava no centro, disse o seguinte num comunicado de imprensa da BYU: “Adquiri maior respeito e uma perspectiva mais profunda da vida humana”.

Wilkinson lembrou-se de uma conversa que teve com uma mãe sobre como o filho dela estava a lidar com o trauma após ter sido forçado a fugir do país.

“Pedi-lhe que confirmasse que o que eu tinha entendido em relação ao seu filho ter vivenciado bombardeamentos e tiroteios estaria correto. Ela olhou-me diretamente e disse, ‘Sim, está certo’”.

Wilkinson disse que as suas experiências na BYU, inclusive a visita de estudo recente, ajudaram-na a estar atenta às necessidades dos outros, em vez de pensar só em si própria.

DeVol mencionou que a sua viagem à Polónia incentivou-a a estender o amor de Cristo e o Seu poder de cura na sua futura carreira como enfermeira. “Existem tragédias em abundância, mas o trabalho que realizamos foi menos sobre as tragédias e mais sobre a força do espírito humano e a obrigação que temos de ajudar, porque somos humanos e isso é bom.”