Tópico

Estrutura Organizacional da Igreja

Sede

A Igreja é guiada por quinze apóstolos. O apóstolo mais antigo é o presidente da Igreja e ele escolhe dois outros apóstolos como conselheiros. Esses três agem como a Primeira Presidência, que é o mais alto corpo governante da Igreja. Doze outros formam o Quórum dos Doze — o segundo corpo governante mais alto da Igreja. Juntos, a Primeira Presidência e os Doze supervisionam toda a Igreja. Os membros da Igreja creem que essa estrutura organizacional vem dos tempos do Novo Testamento.

Todos os apóstolos são considerados pelos membros da Igreja como “testemunhas especiais” de Jesus Cristo no mundo. Eles viajam frequentemente, discursando para vastas congregações de membros e não membros interessados, dando-lhes incentivo e reunindo-se com a liderança local.

Os líderes chamados de setentas — outro ofício do Novo Testamento — auxiliam os Doze Apóstolos e servem em vários lugares em todo mundo. Atualmente há oito quóruns dos Setenta. Cada quórum pode ter até 70 membros. Alguns setentas são designados para funções administrativas na sede da Igreja, mas a maioria vive e trabalha numa região geográfica específica da Igreja.

Ver também: “Como o presidente da Igreja é escolhido”.

Congregações Locais

O líder de uma congregação é chamado de bispo. Sua “paróquia” administrativa é chamada de ala.

Um grupo de alas forma uma estaca, e o líder da estaca é o presidente da estaca. “Estaca” não é um termo usado no Novo Testamento, mas foi tirado do Velho Testamento onde a palavra representa uma “tenda”, ou igreja, que é sustentada por estacas.

Os presidentes de estaca e os bispos são os líderes mais comuns em contato com os membros da Igreja em geral. Esses líderes não são assalariados e têm uma autonomia local significativa.

O tempo e esforço consideráveis requeridos para administrar uma estaca ou ala e atender às necessidades dos membros são administrados pelos próprios líderes. A maioria dos membros são chamados pelos líderes locais para contribuir em tarefas específicas. As obrigações incluem cargos locais administrativos, dar aulas ou prestar serviço orientado. Essas responsabilidades se alternam de tempos em tempos. Os bispos geralmente servem por aproximadamente cinco anos e os presidentes de estaca por aproximadamente nove.

Organizações Auxiliares

A Igreja provê organizações auxiliares locais que são: Sociedade de Socorro, Escola Dominical, Rapazes, Moças e Primária.

A Igreja possui um sistema educacional, um sistema de bem-estar e um programa missionário.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.