Epidemia de Cólera na Papua Nova-Guiné

O Elder Dirk Smibert, um Setenta de Área, e um pequeno grupo de líderes da Igreja na Papua chegaram a Daru de bote no final da tarde do dia 11 de Novembro. “Chegámos a Daru, vindos de Sogere, onde tínhamos organizado um novo Distrito e de Isumo, onde nos tínhamos reunido com os Santos, quando soubemos desta tragédia”, disse o Elder Smibert.”Tínhamos planeado fazer escala em Daru antes de viajarmos, no dia seguinte. Por isso havíamos combinado uma reunião com os líderes do sacerdócio logo pela manhã. Nessa reunião, um dos Presidentes de Ramo comunicou-nos que onze irmãos da sua Unidade tinham falecido vítimas de cólera.” O Elder Smibert contactou, de imediato, com a Presidência da Área, que prontamente convocou uma reunião de emergência com o Departamento de Bem-Estar. Em colaboração com médicos locais e vários responsáveis políticos, planos de resposta à crise foram postos em prática e a Igreja autorizou a utilização de uma das suas capelas como uma extensão temporária do hospital local, que rapidamente esgotou a sua capacidade com o aumento da epidemia. “A ajuda da população local foi muito preciosa, pois eram eles que nos traziam os doentes nas suas canoas”, afirmou o Dr. Anthony Mahler, médico voluntário oriundo da Austrália, que foi para a Papua Nova-Guiné integrado na equipa de resposta à crise. “Nas primeiras 24 horas, só na aldeia de Sogere, tratámos 200 casos de cólera, 30 dos quais muito graves.”