Comunicados da Imprensa

Encontrar Força e Ligação em Cristo Através do Programa de Recuperação de Dependências

O Addiction Recovery Program (Programa de Recuperação de Dependências - PRD) d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ajuda aqueles que estão interessados trabalhar para ultrapassar as dependências ou o comportamento compulsivo, a terem esperança de que a recuperação é possível, mesmo durante uma pandemia.

“Do outro lado do vício, há esperança, cura e felicidade”, disse Karen, uma participante do PRD que está em recuperação da adição a drogas. “Estou muito grata por ter passado por esta experiência, porque proporcionou-me este relacionamento com Jesus Cristo, que eu nunca pensei ser possível”.

Addiction Recovery 01
Addiction Recovery 01
A cada semana, cerca de 2.800 reuniões do PRD são realizadas em 30 países e em 17 idiomas diferentes. Estas reuniões realizam-se não só presencialmente mas também virtualmente.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A luta de Karen contra o vício começou enquanto trabalhava como enfermeira e fazia uma pós-graduação. “Eu também tive um aborto espontâneo e, após o aborto, foi-me receitado analgésicos fortes e essa foi a primeira vez que percebi que estes medicamentos ajudavam a sentir-me melhor mentalmente, assim como me aliviavam as dores”.

A Karen mergulhou no vício e começou a roubar narcóticos do seu local de trabalho. Quando ela foi apanhada e perdeu o emprego, a Karen iniciou a sua jornada para a recuperação. Durante esta jornada, ela compareceu às reuniões do PRD.

“As reuniões de recuperação do vício foram provavelmente a coisa mais importante na minha recuperação”, disse a Karen. “Enquanto estava lá sentada e ouvia as histórias de outras pessoas ― havia outras pessoas boas, mesmo boas, que lutaram contra o vício ― e ouvir as suas histórias e observar o seu sucesso, trouxe-me a esperança de que eu também poderia melhorar”.

“Ao frequentar as reuniões regularmente, senti o poder da cura a assumir o controle. Sou uma pessoa totalmente diferente hoje do que da altura em que tudo isto ocorreu. Por causa de Jesus Cristo, eu sei que não tenho de ser definida pelo que fiz naquela época e que sou uma boa pessoa. Eu senti o Seu amor. Eu senti-O entrar na minha vida e mudar quem sou”, afirmou a Karen.

O que é o Programa de Recuperação de Dependências da Igreja?
O Programa de Recuperação de Dependências da Igreja oferece apoio e um lugar seguro para qualquer pessoa que esteja a trabalhar para superar um vício ou um comportamento compulsivo. O programa é composto por grupos de apoio que seguem uma abordagem de 12 etapas enquadradas na estrutura do evangelho. Cada grupo é composto por participantes que trabalham para a recuperação, missionários de serviço do PRD e facilitadores que, também eles, encontraram a recuperação e a cura através do Programa de Recuperação de Dependências. Existem grupos separados para aqueles que lutam contra vícios gerais e o uso de pornografia. Também existem grupos de apoio para os cônjuges e familiares.

Addiction Recovery 02
Addiction Recovery 02
Cada grupo do Programa de Recuperação de Dependências (PRD) é formado por participantes que trabalham rumo à recuperação, missionários de serviço ao PRD e facilitadores que encontraram a recuperação e a cura através do Programa de Recuperação de Dependências.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“Na sociedade, e especialmente na Igreja, há muita vergonha e estigmas em torno de comportamentos viciantes e compulsivos. Consequentemente, as pessoas sofrem em silêncio e isto parte-me o coração”, disse Ben Erwin, terapeuta dos Serviços Familiares e gestor do Programa de Recuperação de Dependências. “O Programa de Recuperação de Dependências oferece um lugar seguro onde qualquer pessoa pode encontrar aceitação, compaixão, ajuda, apoio, verdade e cura. Quando entramos numa reunião do programa de recuperação de dependências, as pessoas não julgam, não fixam o olhar, nem olham ― elas recebem-nos calorosamente. Ficam muito felizes por termos vindo. E vão convidar-nos para continuar a vir”.

Encontre uma Reunião Virtual ou Presencial
Semanalmente, realizam-se 2,800 reuniões do PRD em 30 países, em 17 idiomas diferentes. Estas reuniões realizam-se presencialmente, mas também virtualmente. Se não houver reuniões na sua área ou se sentir mais confortável participar virtualmente, pode entrar numa reunião via Zoom ou via telefone.

“Tradicionalmente, encontrávamo-nos pessoalmente, mas devido à COVID, aumentámos e expandimos as reuniões online nas quais as pessoas podem participar via Zoom”, disse Erwin. As reuniões virtuais têm sido uma necessidade durante a pandemia, mas também trazem muitos benefícios. Se não houver uma reunião na sua área, pode entrar numa reunião de outra cidade diferente. Se se sentir mais confortável em ingressar anonimamente, poderá fazê-lo virtualmente.

“As reuniões virtuais oferecem às pessoas uma oportunidade suplementar de dar o primeiro passo. A primeira reunião é sempre a mais intimidante, é sempre a mais difícil ― mas se tiver um pouco de fé, pode participar através de uma chamada. Não é necessário dizer o seu nome verdadeiro. Pode, simplesmente, sentar-se e participar, ouvir e observar e sentir o Espírito”.

Interligar-se com o Salvador
O Programa de Recuperação de Dependências da Igreja tem como objetivo apoiar e promover a interligação uns com os outros para superar o vício, mas também o relacionamento com o Salvador Jesus Cristo. Ele quer ajudar-nos nas nossas provações e é a fonte da cura.

“O Salvador está muito ciente de todas as nossas provações e lutas. Quando dois ou três estão reunidos em Seu nome, Ele também está entre eles”, disse Erwin. “Quando nos reunimos para nos apoiarmos na superação destes desafios através Dele, a minha experiência é de que Ele está connosco.”

Visite addictionrecovery.ChurchofJesusChrist.org para encontrar uma reunião virtual ou presencial. O site também inclui histórias de esperança, vídeos e guias para grupos de apoio. Pode também ouvir podcasts de reuniões gravadas para saber mais sobre de que tipo de reuniões se trata.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.