Recurso Adicional


Dar Resposta à COVID-19: Respostas às Perguntas 

16 de abril de 2020 

Além do documento “Instruções para Ordenanças Essenciais, Bênçãos e outras Funções da Igreja”, este documento pode ser usado para responder a perguntas sobre como administrar a Igreja durante a pandemia da COVID-19. 

Estes documentos são publicados em resposta às interrupções nos procedimentos da Igreja e nas atividades dos membros, causadas pela pandemia mundial da COVID-19.  Estes devem ser usados como orientação enquanto durar esta pandemia e as subsequentes limitações oficiais das reuniões da Igreja e exposição pública persistirem, em determinados países ou em determinada parte geográfica destes. Outras instruções poderão vir a ser emitidas posteriormente.

Os bispos e presidentes de estaca devem estar alerta e atentos às circunstâncias e regulamentos locais. Devem incentivar os membros da Igreja a obedecer à lei. Para cada uma das perguntas e respostas listadas abaixo, deve ser cuidadosamente aplicado o seguinte:

  • O distanciamento social, a lavagem das mãos, e outras praticas, descritas em “Medidas preventivas para os membros no artigo "A COVID-19 e o impacto nos santos dos últimos dias em todo o mundo"
  • Os princípios e protocolos de auto isolamento, conforme indicado por profissionais médicos e líderes governamentais
  • Ordens, regulamentos e diretrizes governamentais estabelecidos em cada local

Documentos adicionais sobre a COVID-19 estão disponíveis em noticias-cv.aigrejadejesuscristo.org.

Se houver alguma questão particularmente difícil, os presidentes de estaca devem contactar a Presidência da Área.

I. Ordenanças do Sacerdócio e Momentos Familiares

Administrar o Sacramento 

Será que os portadores do sacerdócio podem administrar o sacramento nos lares de outros membros da ala que não têm um sacerdote ou um portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno no lar?

Geralmente, sim. Atualmente, as diretrizes governamentais ou regulamentos locais restringem esta prática em muitos países e cidades. Até nova ordem, nestes locais, os portadores do sacerdócio não devem entrar nos lares dos membros da Igreja, de quem não são familiares, para administrar o sacramento. Durante este período, os membros podem ser abençoados ao estudar as orações sacramentais e renovar o compromisso de viver os convénios que fizeram, e ao orar pelo dia em que o receberão pessoal e adequadamente, administrado pelo sacerdócio.

Bênçãos Patriarcais

Será que as bênçãos patriarcais podem continuar como programadas? 

As bênçãos patriarcais devem ser adiadas temporariamente. Contudo, sempre que possível, os que se preparam para servir missão devem receber a bênção patriarcal antes de iniciar o serviço missionário. 

Casamentos, Receções e Funerais

As novas diretrizes permitem casamentos (incluindo receções) e funerais nas capelas? 

Onde for restrito por regulamentos governamentais, casamentos, receções e funerais não devem ser realizados nas capelas. Conforme permitido por lei, os bispos e presidentes de estaca podem oficiar casamentos num ambiente apropriado onde o distanciamento social possa ser mantido. A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem a cerimónia.

Líderes e membros devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo.

Conforme permitido por lei, o bispado e os membros da presidência da estaca podem oficiar num serviço de sepultamento. A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem o serviço e o gravem. Se desejado, um serviço fúnebre mais alargado poderá ser realizado mais tarde, quando as condições permitirem. 

Dar o Nome e Abençoar Crianças

As diretrizes permitem abençoar as crianças em casa? 

Sim. Quando autorizada pelo bispo, a bênção pode ser realizada na casa da família, em vez de ser numa reunião da Igreja. Esta bênção deve ser relatada corretamente. 

II. Administração de Ala e da Estaca

Reuniões e Entrevistas

Será que as reuniões do bispado, as reuniões da presidência da estaca, as reuniões do sumo conselho, outras reuniões de presidência e as entrevistas podem ser realizadas presencialmente? 

Estas são decisões que devem ser tomadas localmente, com base em todas as informações disponíveis. As reuniões e as entrevistas podem ser realizadas, sempre que possível, por via tecnológica. 

Registo da Frequência à Reunião Sacramental

Devido à suspensão das reuniões, como é que será relatada e calculada a participação dos membros? 

A participação não será relatada porque as reuniões dominicais foram temporariamente suspensas.

A Utilização de Edifícios e Instalações

Será que os edifícios e os campos desportivos ainda podem ser usados? Será que os jovens podem reunir-se para jogar futebol ao ar livre, nos espaços desportivos da capela? 

As atividades de ramo, ala e estaca estão temporariamente suspensas. Os indivíduos devem seguir as Medidas Preventivas para os Membros. Os membros devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo.

Poderão ter lugar nas capelas outras atividades tais como desporto, ensaios do coro e aulas de piano? 

Atividades tais como o desporto, ensaios do coro e aulas de piano estão temporariamente suspensas. Os membros devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo.

O que deve ser feito com as aulas de recuperação de dependências e de autossuficiência, realizadas semanalmente nos edifícios da Igreja? 

Estas devem ser realizados por via tecnológica.

Os centros de história da família devem estar encerrados? 

Sim. Os usuários devem usar a tecnologia a partir das suas casas.

Seminário e Instituto 

Para todas as perguntas, consulte as diretrizes do SEI em resposta à COVID-19.

Dízimo e Doações

Será que os bispados ainda podem aceitar o dízimo e as doações pessoalmente e fazer as transações durante a semana, ou isto deve ser feito apenas eletronicamente durante o período da suspensão de reuniões?

Quando possível, os membros devem fazer as suas doações online. Os membros que não têm acesso às doações online continuam a poder doar presencialmente a qualquer membro do bispado ou fazer doações por correio, usando os envelopes pré endereçados, a menos que a Presidência da Área considere esta prática inadequada. Quaisquer perguntas adicionais devem ser encaminhadas à Presidência da Área.

Conferências FSY

As conferências de jovens FSY serão realizadas neste verão (2020)? 

As conferências FSY 2020 programadas para os EUA e Canadá, de 2020, foram adiadas para 2021. As estacas convidadas a participar nas conferências do FSY de 2020, participarão em 2021. Brevemente, será atualizada a programação das conferências FSY realizadas nos EUA e no Canadá em 2021–23. Os reembolsos serão feitos automaticamente para aqueles que se inscreveram. Os jovens das estacas, convidados em 2020, que ainda cumprirem os requisitos de idade, serão convidados a participar no FSY em 2021. Fora dos EUA e do Canadá, as Presidências de Área fornecerão orientações sobre a realização de conferências do FSY, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos governos das comunidades e países, no âmbito do COVID-19. Estão disponíveis informações adicionais sobre as conferências do FSY em FSY.ChurchofJesusChrist.org.

III. Serviço Missionário 

Antes da Missão

Será que as recomendações para o serviço missionário devem continuar a ser processadas pelos líderes locais do sacerdócio? Os missionários continuarão a ser chamados, a curto prazo? 

Sim.

Os bispos e presidentes de estaca podem entrevistar pessoalmente os missionários em perspetiva?

Sim, mas as entrevistas dos missionários em perspetiva devem ser conduzidas remotamente, usando a tecnologia face a face, sempre que possível.

A Vida Missionária

Os missionários podem continuar a ensinar presencialmente os seus contactos enquanto lhes for requerido que fiquem dentro das suas casas? 

Não. Os missionários devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão. No entanto, eles ainda podem ensinar os seus contactos por intermédio da tecnologia. (Ver a série de vídeos missionários sobre o ensino com tecnologia em português ou em inglês).

Os missionários podem continuar a fazer contactos na rua? 

Os missionários devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo e seguir as instruções recebidas da Presidência da Área e do presidente da missão. 

Se for solicitado a um missionário dar uma bênção a alguém que tenha sintomas de coronavírus, o missionário deve dar essa bênção? 

Não. Os missionários não devem visitar pessoas que são portadoras confirmadas da doença, que exibam sintomas ou que estiveram em contacto com alguém infetado com o COVID-19. Os missionários podem ministrar-lhes através da tecnologia e orar por eles.

Os missionários devem continuar a oferecer horas de serviço e trabalhar com o JustServ.org

Os missionários devem cumprir as ordens, regulamentos e diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência de Área e do presidente da missão. 

Trabalho Missionário dos Membros

O trabalho missionário dos membros pode continuar a avançar? 

Sim, sob a direção do presidente da estaca e dos bispos. O trabalho missionário dos membros está sujeito às mesmas limitações nas visitas presenciais que o trabalho missionário de tempo integral, até que as condições permitam o contrário.

Reuniões Missionárias

Em vez de visitas às missões, a Presidência de Área pode participar nos conselhos de liderança e reuniões de zona? 

Reunir fisicamente os missionários para reuniões de zona está temporariamente suspenso. As reuniões podem ser realizadas remotamente usando a tecnologia, conforme necessário.

IV. Trabalho do Templo

Entrevistas e Ativação das Recomendações para o Templo

Os membros da Igreja devem ser incentivados a manter uma recomendação atualizada para o templo?

Sim. Uma recomendação atualizada do templo reconhece a dignidade de uma pessoa para entrar no templo, mesmo que a adoração no templo não seja possível.

As entrevistas da recomendação para o templo devem continuar a ser realizadas presencialmente? 

Não. Os membros dos bispados e da presidência da estaca podem temporariamente realizar as entrevistas de recomendação do templo, com recurso à tecnologia que permita a visualização face a face. Os membros devem continuar a ser entrevistados por um membro do bispado e por um membro da presidência da estaca. 

As recomendações do templo devem ser emitidas mesmo sem assinaturas? 

Sim. Os membros do bispado podem realizar entrevistas com recurso à tecnologia disponível. Após a entrevista, podem assinar a recomendação, tirar uma fotografia e enviá-la ao secretário da estaca. Este deve então entregar ou enviar a recomendação do templo assinada ao membro.

Assim que a rececione, o membro deve assinar a recomendação.

Depois que um membro da presidência da estaca entrevistar o membro, ele ou o secretário da estaca poderão ativar a recomendação sem a assinatura. Quando a sacramental e outras reuniões forem retomadas nas unidades, cada membro deve ter a sua recomendação assinada por um membro da presidência da estaca, se ainda não tiver sido assinada.

V. Outras Questões

Devemos continuar a participar de doações de sangue? 

Sim, as doações de sangue continuarão, mas devem seguir as ordens, regulamentos e diretrizes governamentais estabelecidas em cada local e os protocolos da entidade que recolhe as doações (Cruz Vermelha ou outros). As capelas e o estacionamento das capelas podem ser usados pela Cruz Vermelha e outras entidades que usam instalações portáteis, se todas as ordens, regulamentos e diretrizes do governo forem seguidos.

Os líderes deverão notificar os membros que possam ter tido contacto com outros membros da Igreja que foram expostos ou infetados pela COVID-19? 

Geralmente, sim, inclusive aconselhar os líderes e os irmãos e irmãs ministradores, cujos deveres, naturalmente, colocá-los-iam em contacto com membros infetados. Estes líderes e irmãos e irmãs ministradores, devem ser aconselhados a continuar a ministrar, mas através da tecnologia e à distância, e a seguir as diretrizes em Medidas Preventivas para os Membros. Os membros devem cumprir as leis aplicáveis, inclusive as ordens, regulamentos e diretrizes do governo.

Quaisquer perguntas adicionais devem ser encaminhadas à Presidência de Área, que pode fornecer as orientações necessárias. 
 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.