Tópico

Assembleia Solene

As assembleias solenes são reuniões especiais e sagradas, realizadas para diversos propósitos sagrados. Elas exigem que os Santos dos Últimos Dias tragam consigo um elevado grau de espiritualidade para a reunião. Estas assembleias foram realizadas no apoio a novos presidentes da Igreja, na dedicação de templos ou doutros edifícios significativos (tal como o Centro de Conferências), na apresentação de novas escrituras, na instrução dos líderes do sacerdócio e noutras reuniões especiais.

“Assembleia solene” é uma termo da Bíblia Hebraica que descreve reuniões importantes que ocorreram durante a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos. O primeiro templo em Jerusalém foi dedicado por ocasião de uma assembleia solene. Desta forma, o termo tem uma ligação antiga com a dedicação de templos.

O livro de Doutrina e Convénios, uma compilação de revelações sagradas recebidas para a Igreja, contém várias referências de Deus a solicitar aos Santos dos Últimos Dias para “[convocar as suas] assembleias solenes” (Doutrina e Convénios 133:6). A dedicação do templo de Kirtland, a 27 de março de 1836, foi uma dessas ocasiões. Naquela altura, muitos testemunharam um derramamento de manifestações espirituais. Esta dedicação do templo histórica estabeleceu um precedente para as assembleias solenes posteriores.