Apóstolo da Igreja Visita a Chanceler Alemã em Berlim

O Élder Uchtdorf visita a Chanceler Alemã para discutir a ajuda aos necessitados

O Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, reuniu-se com a chanceler alemã Angela Merkel na Alemanha, sexta-feira, 6 de julho de 2018.

Foi a primeira vez que um chanceler alemão reuniu oficialmente com um líder principal da Igreja.

O Élder Uchtdorf foi convidado a participar na reunião com o senador dos Estados Unidos Orrin Hatch, de Utah, também um membro da Igreja, na chancelaria federal de Berlim. Ele considerou o convite como uma honra e alegria.

"A chanceler acolheu-nos calorosamente e expressou claramente as suas ideias sobre o envolvimento da Alemanha em muitos projetos”, disse o Élder Uchtdorf, que é natural da Alemanha.

Também foi discutido como a Igreja está a ajudar as pessoas na Alemanha afetadas pela crise dos refugiados. Desde 2011, a Igreja presta assistência a mais de 2 milhões de refugiados. Só na Alemanha, os membros da Igreja de Jesus Cristo estiveram ativamente envolvidos em 69 projetos desde 2015 e apoiaram o trabalho com quase 2,5 milhões de euros.

"O exercício da fé está indissoluvelmente ligado ao direito fundamental de todos - religiosos ou não - de pensar, expressar e agir, e, é claro, a nossa fé cristã sempre inclui ajuda prática ao próximo necessitado, "disse o Élder Uchtdorf.

O apóstolo mórmon acrescentou que os santos dos últimos dias procuram falar com pessoas de boa vontade e de todas as fés para fortalecer esses valores. Ele disse que, com maior compreensão mútua e esforços conjuntos, os desafios enfrentados pelas comunidades ao nosso redor podem ser resolvidos de uma forma muito melhor.

Tópicos adicionais em discussão incluíram o fortalecimento das relações entre a Alemanha e os Estados Unidos da América e outras questões da atualidade mundial.

Na Alemanha, o Élder Uchtdorf visitou também o campo de concentração de Sachsenhausen em Oranienburg, onde ele e o senador Hatch participaram de uma cerimônia de colocação de uma coroa de flores homenageando as vítimas do Holocausto.

A Igreja está presente na Alemanha desde 1843. Existem cerca de 40.000 santos dos últimos dias em 159 congregações no país. A filiação à igreja na Europa é de 516.000 e há mais de 16 milhões de membros em todo o mundo.

Em maio, o Élder Uchtdorf foi convidado do ex-presidente alemão Joachim Gauck. Em 2002, o Élder Uchtdorf reuniu-se com o então presidente federal Johannes Rau no Schloss Bellevue em Berlim.