Notícias

A Verdade Prevalecerá! Mórmons Britânicos Homenageiam a sua Herança Nacional no Desfile Britânico

Quarta-feira, dia 31 de julho, é a noite de abertura para nove apresentações do Desfile Britânico (“The British Pageant”), o primeiro evento do género a ser realizado na Europa. Mais de 300 voluntários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de todas as idades e origens, participarão nesta produção musical ao vivo que conta a história da sua herança britânica e das suas profundas raízes cristãs. O Desfile será realizado em Chorley, no terreno do Templo de Preston, Inglaterra, sob uma impressionante estrutura construída para albergar um palco de 45 metros quadrados disposto de frente para uma plateia com capacidade para 1.500 pessoas.

Depois de um festival temático do século XIX repleto de atividades para toda a família, que incluem jogos, artesanato e um desfile, a produção dramática será apresentada para todos os que tiverem adquirido bilhetes. Música tradicional e original, cantada por um coro de 200 vozes, acompanhará um elenco de 100 membros da Igreja britânicos, que têm ensaiado desde o término das audições em março.

Stephen Kerr, Presidente do Desfile, disse: “Nós, Santos dos Últimos Dias, temos uma grandiosa história de boas novas para compartilhar com o mundo todo e grande parte dos primórdios desta história dramática ocorreu no Reino Unido.”

O público poderá ouvir as histórias britânicas de sacrifício e dedicação que precederam a criação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mártires como William Tyndale e Thomas More deram a sua vida para que todas as pessoas no Reino Unido pudessem ter a Bíblia na sua própria língua. O público poderá também testemunhar de uma encenação da chegada dos primeiros missionários Mórmons ao Reino Unido em 1837, e escutar a mensagem que mudou a vida de um grande número de pessoas que emigraram para os Estados Unidos depois de terem sido batizadas como Mórmons. Esta será uma história contada por meio de canções, encenações e leituras de diários com mais de 150 anos.

“É a história daqueles que buscam a verdade e que quando a encontram são leais e fieis”, disse o presidente Kerr. “É a nossa história e contá-la por meio das palavras dos nossos ancestrais, acreditamos ser também uma forma de compartilhar os nossos próprios testemunhos pessoais da Restauração do Evangelho de Jesus Cristo.”

Os membros da fé Mórmon, de todas as idades e origens, contarão a história. Este grande elenco e coro é constituído por artistas amadores de todas as partes do Reino Unido, que doaram do seu tempo nos últimos meses para ensaiar em conjunto, decorar guiões e praticar as coreografias das danças folclóricas.

Elizabeth Roberts, de Gloucestershire, já atuou com a companhia Royal Ballet. Ela e neta Caitlin (de 10 anos) participarão do Desfile. Ela disse: “Embora o elenco seja constituído por voluntários, muitos dos quais com pouca experiência profissional, a diferença é colmatada por corações dedicados e pela presença do Espírito.”

Para os voluntários, como o Bispo Simon Munday de North Yorkshire, o Desfile é um assunto de família - todos os seus cinco filhos (com idades entre os 8 e os 16) estão a participar no espetáculo e a sua esposa faz parte do coro.

A família Beasley de Leicestershire está igualmente repleta de entusiasmo pelo Desfile. Ao descrever a preparação para os seus papéis no Desfile e o seu processo de memorização das deixas, Carol Beasley disse: “A nossa cozinha, sala de estar e sala de jantar são muitas vezes invadidas pelas vozes de Heber C. Kimball, George Q. Cannon, Alexander Baird e outros [que serviram entre os primeiros missionários do Reino Unido]”.

“Estamos muito ansiosos por este grande evento e por fazer amigos maravilhosos. Estamos ansiosos por dar o nosso melhor e partilhar os nossos sentimentos mais preciosos acerca do Evangelho de Jesus Cristo.”

O Desfile foi escrito por Alexandra Mackenzie Johns, de Jersey, que também dirige o Desfile, gerindo assim um elenco maior do que o da maioria dos espetáculos da Broadway; Beth Trebilcock, de Lancashire, dirige a música, Amy Robinson, de Londres, aceitou, provavelmente, o maior desafio de todos - aos oito meses de gravidez, ela coreografou danças folclóricas tradicionais onde até rapazes adolescentes pudessem participar!

O Elder Clifford Herbertson, Setenta de Área, disse: “A preciosa história da Igreja no [Reino Unido] é algo com que a maioria das pessoas não está familiarizada, até mesmo muitos dos nossos próprios membros. Com conversões dramáticas e dezenas de milhares de cidadãos britânicos e irlandeses a aderirem à Igreja, no século XIX, O Desfile Britânico traz à vida os primórdios da história do Mormonismo nas Ilhas Britânicas”.

Visite o site mormonnewsroom.org.uk para atualizações acerca dos eventos do Desfile