Vinte novos templos e nova Presidência Geral da Primária anunciados na Conferência Geral de Abril de 2021

Três dos templos situam-se na Europa: Bruxelas, Oslo e Viena. Outro sertá construído na cidade da Beira, em Moçambique

A 191ª Conferência Geral de d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizada no sábado, dia 3 de abril e no domingo, dia 4 de abril de 2021, a partir do Centro de Conferências na Cidade de Lago Salgado, Utah, Estados Unidos da América, incluiu o anúncio de novas Autoridades Gerais, o apoio de uma nova Presidência Geral da Primária e o anúncio da construção de 20 novos templos.

Uma reunião de liderança teve lugar na quinta-feira, dia 1 de abril de 2021, e contou com a presença, digital e presencial, de cerca de 300 Autoridades Gerais, Líderes Gerais e Setentas de Área. A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos deram conselhos e diretrizes aos líderes da Igreja.

Russell M. Nelson, o Presidente da Igreja, disse que durante a pandemia “aprendemos que não precisamos de viajar de avião para que o nosso testemunho abranja todo o globo”. De facto, disse ele, as palavras dos líderes da Igreja “alcançaram um número sem precedentes de pessoas no ano de 2020”. O presidente da Igreja também constatou o crescimento dos esforços humanitários da fé em 2020. Ele também mencionou a ajuda que a Igreja pôde proporcionar. “Contribuições a nível de tempo, dinheiro e serviço pessoal foram oferecidas com um espírito de generosidade e amor pelos necessitados em 152 países”, disse ele. Antes desta instrução, os nomes de 77 novos Setentas de Área foram apresentados para o voto de apoio.

Durante a sessão de sábado à noite, foram anunciados os chamados de 11 novos líderes. Estes chamados abrangem oito Setentas Autoridades Gerais e uma nova Presidência Geral da Primária.

Os Setentas Autoridades Gerais servem na Presidência dos Setenta, nas presidências de área e em outras funções administrativas da sede da Igreja. Sob a direção do Quórum dos Doze Apóstolos, eles viajam, frequentemente, para se reunirem e ensinarem líderes da Igreja, missionários e membros da Igreja das congregações locais. Eles têm autoridade para servir em qualquer parte do mundo, enquanto que os Setentas de Área têm a sua autoridade, geralmente, limitada à área onde servem.

Os novos Setenta Autoridades Gerais são o Elder Sean Douglas, o Elder Michael Dunn, o Elder Clark G. Gilbert, o Elder Patricio M. Giuffra, o Elder Alfred Kyungu, o Elder Alvin F. Meredith III, o Elder Carlos G. Revillo Jr e o Elder Vaiangina Sikahema.

A presidência da Primária supervisiona a organização da Igreja que ensina o evangelho de Jesus Cristo às crianças com idades entre os 18 meses e os 11 anos e ajuda-as a viver os seus princípios. Estas líderes servem sob a direção da Primeira Presidência e viajam com frequência com vista a ajudar a orientar e a apoiar as crianças e as seus líderes locais. A nova Presidência Geral da Primária é constituida pelas irmãs Camille N. Johnson, Presidente, Susan H. Porter, Primeira Conselheira e Amy Wright, Segunda Conselheira.

Foram desobrigados da Presidência dos Setenta (com entrada em vigor a partir do dia 1 de agosto de 2021) o Elder Robert C. Gay e o Elder Terence M. Vinson. Os novos membros chamados para a Presidência dos Setenta são o Elder Paul V. Johnson, que já serviu como Presidente da Área da Europa, e o Elder Mark S. Palmer.

A sessão de domingo de manhã, apelidada de sessão da Conferência Geral da Páscoa, foi claramente internacional, refletindo a globalização da Igreja. Foi transmitida em direto por um número sem precedentes de emissoras de televisão e rádio dos quatro cantos da Terra, alcançado, assim, milhões de pessoas. Cada um dos oradores desta sessão proveio de um país diferente — e a música pré-gravada foi apresentada por uma variedade de coros de todas as partes do mundo que cantaram nos seus respetivos idiomas.

O Presidente Russell M. Nelson cimentou a reunião do Dia do Senhor, testificando à sua vasta congregação que o evangelho restaurado de Jesus Cristo traz a esperança a um mundo dividido e fatigado.

“Meus queridos irmãos e irmãs, o meu apelo a todos nesta manhã de Páscoa é para começarem hoje a aumentar a vossa fé”, disse o Presidente da Igreja. “Através da vossa fé, Jesus Cristo aumentará a vossa capacidade de mover montanhas na vossa vida,9 mesmo que os vossos desafios pessoais pareçam tão altos como o Monte Everest.”

Na última sessão da conferência, o Presidente Russell M. Nelson anunciou os planos para  a construção de 20 novos templos a nível mundial— três dos quais em países europeus e outro na cidade da Beira, em Moçambique. Os templos serão construídos nos seguintes locais:

• Oslo, Noruega
  • Smithfield, Utah

Localização dos templos na Europa

GCApril2021EUA_templesDownload Photo

Este é o segundo maior número de templos alguma vez anunciado na história da Igreja. Na conferência geral de abril de 1998, o ex-Presidente da Igreja Gordon B. Hinckley (1910–2008) anunciou os planos para a construção de 32 novos templos, embora não tenha mencionado os locais específicos dos mesmos.

O anúncio feito hoje pelo Presidente Nelson, de 20 novos templos e as suas respetivas localizações, é único e não só pelo número histórico com localizações específicas.

A Igreja de Jesus Cristo tem agora 251 templos anunciados, em fase de construção ou em funcionamento.