Comunicados da Imprensa

Uma base espiritual segura em tempos de crise

Enquanto a Covid-19 assola a Europa, o valor da fé religiosa é cada vez mais relevante

Os recursos pessoais e públicos são levados ao limite nesta época de desafios e crises causados ​​pela atual pandemia. Indivíduos e famílias preocupam-se com a saúde dos seus entes queridos e são confrontados com incertezas económicas significativas. Os governos europeus e os sistemas de saúde enfrentam testes severos.

Ninguém está imune às dificuldades.

Mas, num mundo inundado de problemas, o valor duma vida religiosa provavelmente nunca foi tão pertinente. C. S. Lewis escreveu: “Acredito no cristianismo como acredito que o sol nasceu, não só porque o vejo, mas porque através dele consigo ver todas as coisas”.

A Luz de Jesus Cristo ilumina os nossos caminhos pessoais, mesmo que apenas a reconheçamos depois de darmos os primeiros passos. Este brilho também pode aliviar os fardos dos outros e ajudar a iluminar as suas vidas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que devemos esforçar-nos para seguir os passos do Salvador na nossa vida diária, unindo-nos a outras pessoas na prática do bem.

 

“Como Igreja cristã, serviço é o que fazemos”, disse o bispo Paul Corre a um apresentador de rádio da BBC depois que a sua congregação de Duston, na área de Northampton, no Reino Unido, uniu-se em serviço com a comunidade local, em dezembro.

A resposta da congregação às necessidades das vítimas das inundações nas proximidades incluiu a instalação duma estrutura segura contra a Covid, onde se entrava e saía apenas de carro e os voluntários distribuíram kits de emergência com suprimentos essenciais.

“Em tempos como este . . . temos a infraestrutura para responder rapidamente e usar as nossas instalações e redes para ajudar a comunidade”, acrescentou o bispo Corre. “Acho que foi maravilhoso ver tantas pessoas contribuírem e unirem-se”.

Muitas pessoas boas, de todas as religiões e de nenhuma, prestam serviço. Para os cristãos, o serviço é um mandamento escriturístico e uma maneira importante de mostrarmos devoção ao Pai Celestial. O rei Benjamim, um profeta do Livro de Mórmon, ensinou que ‘quando estais a serviço [do] vosso próximo, estais somente a serviço [do] vosso Deus’ (Mosias 2:17).

A fé traz valor real para a praça pública. O professor Craig Calhoun, ex-diretor da London School of Economics, observou que as religiões desempenham um papel importante no que contribuem para a sociedade, ‘porque motivam os seus membros’ e ‘como comunidades e redes’ permitem-lhes agir.[1] Além disso, os grupos religiosos ‘chamam a atenção de membros e não membros para temas e questões importantes’ numa ampla gama de tópicos, inclusive ‘a moralidade do dinheiro e da migração, a importância do civismo e da ética nos media’ e ‘a natureza da comunidade’.

Os benefícios práticos e espirituais duma vida cheia de fé são extensos. Crescemos pessoalmente na nossa jornada espiritual e ajudamos outras pessoas nesse processo. Como Joseph Smith, o Profeta, ensinou: “Um homem cheio de amor de Deus não fica contente em abençoar apenas [a] sua família, mas estende a mão para o mundo inteiro, ansioso por abençoar toda a humanidade”.

[1] Craig Calhoun, How Does Religion matter in Britain’s secular public square?, LSE BPP, 17 de junho de 2016, https://blogs.lse.ac.uk/politicsandpolicy/how-does-religion-matter-in-britains-secular-public-sphere/

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.