O Elder e a Irmã Soares Ministram em Portugal, Terra dos Seus Antepassados

O casal presidiu à Missão Porto Portugal entre 2000 e 2003

O Elder Ulisses Soares e a sua esposa, Rosana, regressaram a Portugal, esta semana, pela primeira vez desde que lideraram a Missão Portugal Porto há duas décadas. A sua visita de quatro dias foi uma oportunidade para recordar, ministrar aos 45.000 santos dos últimos dias do país e, aprofundar a sua ligação mútua a esta terra dos seus antepassados.

“Sempre sonhei com o dia de regressar aqui e sentir a mesma sensação que tive enquanto fui presidente de missão”, disse Elder Soares, um nativo do Brasil. “Mas hoje é muito mais. É algo que não consigo descrever ao ver a unidade que se estabeleceu aqui entre os membros, entre a Igreja e entre os líderes da Igreja”.

“Sinto-me em casa”, acrescentou a Irmã Soares. “É maravilhoso estar de volta porque corre sangue português nas minhas veias”.

O Elder e a Sister Soares embarcaram na sua missão no Verão de 2000. Os seus três filhos tinham 13, 9 e 5 anos. Disseram que a família vivenciou milagres. Os seus filhos encontraram amigos, amor e família.

“Foi tão maravilhoso porque os nossos filhos se integraram tão bem”, disse a Irmã Soares. “Eles adoraram estar aqui, e adoraram o povo, as crianças, a escola, as crianças da Igreja. Foi maravilhoso”.

E o Elder Soares descobriu mais da sua linhagem portuguesa.

Um dia, depois de falar sobre a sua ascendência numa conferência distrital, em Coimbra (a cidade onde um dos seus avós nasceu), um entusiasta da genealogia pediu o nome do avô ao Presidente Soares. Poucos meses mais tarde, o homem apresentou, ao futuro Apóstolo, centenas de nomes dos seus antepassados que viveram entre os anos 1600 e 1800. Os nomes provinham de registos não disponíveis no Brasil.

Este presente inesperado, disse o Elder Soares, foi acompanhado por Santos portugueses que levaram aqueles nomes para a casa do Senhor em Madrid, Espanha. Lá, em nome dessas centenas de pessoas, membros dedicados da Igreja, passaram pelas cerimónias sagradas que a Igreja de Jesus Cristo acredita que irão unir as famílias para sempre.

Isto, disse o Apóstolo, mostra o grande coração do povo português.

“Eles estão abertos a ajudarem-se e a apoiarem-se mutuamente”, disse ele. “Aquele homem veio até mim sem pedir nada, apenas tentando partilhar o seu amor comigo através do seu trabalho sobre a história da família. (…) Esse foi um dos grandes milagres que vivemos aqui neste país”.

O Elder Soares disse que os seus avós trouxeram consigo as suas tradições portuguesas quando imigraram para o Brasil. Uma dessas tradições era reunir-se frequentemente com a família em qualquer ocasião.

“Era bonito ver como os meus avós mantinham a sua cultura de se abraçarem e de se apoiarem mutuamente, mesmo fora do seu próprio país”, disse o Elder Soares. “Eles construiram o seu pequeno país, lá no Brasil”. E foi assim que eu cresci. Foi assim que fui criado pelos meus pais que me trouxeram aquele pedaço de cultura dos meus avós”.

Os pais do Elder Soares filiaram-se à Igreja de Jesus Cristo em 1965, quando ele tinha 6 anos. Sem a mudança dos seus avós para o Brasil, o Elder Soares poderia não ter encontrado a Igreja até pelo menos 1975, quando a Igreja foi estabelecida em Portugal.

O Elder Soares dá crédito aos seus avós maternos, Cristãos de outra fé, por cultivarem o coração crente da sua própria mãe que a preparou para se tornar uma Santo dos Últimos Dias.

“E agora estou aqui, de volta a este belo país onde o meu avô nasceu, partilhando o meu testemunho do evangelho de Jesus Cristo com este maravilhoso povo”, disse ele.

Nesta significativa visita de ministração, os Soares, acompanhados por outros líderes da Igreja, tocaram o coração de muitos Santos dos Últimos Dias e amigos da fé, em reuniões especiais com jovens adultos solteiros e missionários.

“Ligámo-nos aqui, às nossas raízes familiares; os nossos avós de ambos os lados, do meu lado e do lado da minha mulher, eram portugueses”, explicou o Elder Soares ao grupo de jovens. Num espírito de unidade cultural mundial, o Elder Soares disse a sorrir: “Pode agora dizer-se que um dos Apóstolos de Jesus Cristo é português porque eu recebi a minha cidadania portuguesa há três anos. Por isso, agora sou um verdadeiro português”.

Numa reunião final, que foi transmitida a congregações de todo o país e à nação insular de Cabo Verde, o Elder Soares ensinou: “Com todas as nossas preocupações, com todos os desafios, com todos os ataques do adversário, como é que é possível que possamos sobreviver a tudo isto, superar os nossos desafios e ser felizes? Irmãos e irmãs, o convite que o Salvador nos dirige é para que voltemos o nosso coração para Ele. Esta é a forma de encontrar a felicidade nesta vida. ”

O Elder e a Irmã Soares disseram estar emocionados com o caloroso acolhimento que receberam e felizes com a força e fé que testemunharam entre os seus irmãos e irmãs portugueses.

“[Nós] oramos sempre para que o Evangelho vá a todo o recanto desta Terra”, disse a Irmã Soares. “Oro sempre para que chegue realmente a todas as partes de Portugal, para que todas as pessoas tenham o mesmo privilégio que nós temos, de ouvir e sentir a beleza do Evangelho. Temos um templo em Portugal, e esta é uma das maiores bênçãos que podemos ter”.