Empreendedora Social de Renome na Hungria Recebe Donativos para Ajudar Adultos Deficientes

A Latter-day Saint Charities (Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias) doa dez novos elevadores de doentes à Equal Chances Foundation

A Fundação Equal Chances (ECF) foi fundada em 1989 em Budapeste, Hungria, por Erzebet Szekeres, uma jovem mãe lutadora que estava empenhada em proporcionar uma vida mais autossuficiente ao seu filho Tibor, que era diferente. Desde então, o ECF cresceu para 13 instalações espalhadas pela Hungria. Estas instalações já ajudaram mais de 900 deficientes e indivíduos com deficiências múltiplas, muitos dos quais tem desafios físicos e mentais, a levar uma vida mais produtiva e satisfatória através de workshops, aconselhamento e participação em trabalhos remunerados simples para ganhar dinheiro. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através da sua organização humanitária Latter-day Saint Charities (LDSC), está a apoiar a ECF na compra de novo equipamento moderno que irá ajudar aqueles com desafios de mobilidade. “Os nossos residentes e doentes são deficientes, sim. Mas acredito que todos podem servir e amar se lhes for dada a oportunidade”, comentou Erzebet, fundadora da ECF.

A tarefa diária de cuidar destes indivíduos deficientes requer frequentemente a utilização de elevadores manuais para ajudar a transportar pacientes para várias tarefas e necessidades, incluindo banhos, acesso a cadeiras de rodas, acesso a estações de trabalho ou recreação básica. Também alivia o pessoal que tem de operar manualmente os elevadores dia sim, dia não. Em abril de 2021, a Latter-day Saint Charities comprou e doou dez modernos elevadores elétricos de pacientes para substituir os elevadores manuais que necessitavam de reparação nas instalações da ECF. A LDSC tinha anteriormente ajudado a Erzebet em 2020 na compra de frigoríficos e máquinas de lavar para dormitórios de residentes nas suas instalações, onde os pacientes podem trabalhar mas também viver, conforme necessário. A Erzebet tem atualmente 600 indivíduos a trabalhar nas suas instalações na Hungria, com 130 a ocupar os dormitórios.

“A Latter-day Saint Charities já tinha uma relação com esta mulher incrível e a sua organização, por isso ficámos entusiasmados por ajudar no seu crescimento e expansão enquanto ela se preparava para servir uma base de pacientes maior”, disse Mac Richards, Missionário Humanitário da LDSC.

“Não se pode sequer imaginar a diferença que estes elevadores modernos fazem no cuidado das necessidades diárias dos nossos pacientes”, exclamou Erzebet. “Estão muito contentes por agora poderem fazer coisas que nunca pensaram vir a fazer”. Como sempre digo, mesmo os que estão mais gravemente incapacitados podem sempre fazer algo para contribuir”.

Os pacientes na ECF têm deficiências que vão desde o Autismo ao Asperger, passando pelo Microcefalia e situações mais graves, incluindo muitos que sofrem com mais do que um desafio físico ou mental.

As instalações da ECF oferecem uma variedade de trabalhos básicos remunerados, incluindo costura, fabrico de vassouras, cerâmica, montagem de jogos, construção de puzzles e reciclagem de trabalhos em metal, apenas para citar alguns exemplos.

A Erdenet Szekeres e a sua história são apresentadas num livro intitulado How to Change the World: Social Entrepreneurs and the Power of New Ideas [Como Mudar o Mundo: Os Empreendedores Sociais e o Poder das Novas Ideias], do autor David Bornstein.  O seu filho Tibor tem agora 42 anos de idade.  Os médicos disseram-lhe, aquando do seu nascimento, que ele não viveria para além dos 4 anos de idade.

Em resumo, a Erzebet acrescentou: “Os indivíduos com desafios físicos e mentais querem contribuir e ser mais autossuficientes. Nas nossas instalações da Equal Chances Foundation, cada paciente tem responsabilidade por algo todos os dias”.