Discursos de Eliza R. Snow Publicados Online

A Pioneira Santos dos Últimos Dias Liderou a Sociedade de Socorro no Oeste Americano

Os discursos completos de Eliza R. Snow, uma pioneira proeminente e líder de mulheres na história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estão a ser publicados online. Os documentos encontram-se num novo site: “The Discourses of Eliza R. Snow” (“Os Discursos de Eliza R. Snow”). O conteúdo é disponibilizado gratuitamente ao público. O projeto A Imprensa do Historiador da Igreja assinala a primeira vez em que os sermões de Snow foram compilados numa única publicação.

Eliza_SnowPT
Eliza R. Snow, a segunda presidente da presidência geral da Sociedade de Socorro.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

“Eliza R. Snow está entre as mulheres Santos dos Últimos Dias mais conhecidas do século XIX”, disse Jenny Reeder, a principal historiadora no projeto da Igreja.

Os discursos foram extraídos dos diários pessoais de Snow e de mais de mil livros de atas e jornais contemporâneos, como o Woman's Exponent, o Deseret News e o Millennial Star. Os discursos — ainda bastante relevantes atualmente — serão publicados no site, em séries, ao longo dos próximos anos. Já se encontram disponíveis cinquenta sermões.

Eliza Roxcy Snow tornou-se na segunda presidente geral da organização da “Sociedade de Socorro” da Igreja, a 17 de julho de 1880, e serviu nesse chamado até à data da sua morte em 1887.

Foi uma oradora prolífica, proferindo cerca de 1.200 sermões entre 1840 e 1887 em Illinois e nos territórios de Utah e Idaho.
“Ela viajou por quase todas as povoações no território de Utah, para ensinar mulheres, moças e crianças, assim como homens e rapazes, sobre a Restauração, o plano de salvação, as responsabilidades dos Santos e o papel das mulheres na edificação do Reino de Deus”, disse Reeder. “Eliza foi uma testemunha pessoal dos eventos da Restauração”.

Snow foi uma estreita colaboradora e uma das esposas do Profeta Joseph Smith no âmbito do casamento plural. Ela também foi uma das esposas de Brigham Young, no âmbito do casamento plural, após o martírio de Joseph.

Snow esteve profundamente associada à Sociedade de Socorro de Nauvoo e à sua primeira presidente, Emma Smith, na função de secretária e na elaboração das atas desta organização entre 1842 e 1843 em Nauvoo, Illinois. Ela também colaborou com os líderes da Igreja na organização da Associação de Melhoria Mútua das Moças (atualmente designada de Organização das Moças) e da Primária.

Em 1868, o Presidente da Igreja Brigham Young nomeou Eliza Snow para organizar as Sociedades de Socorro locais no oeste americano, o que incluía Utah e Idaho. Esta designação deu-lhe acesso a quase todas as mulheres d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que costumavam chamá-la de “Irmã Eliza”, “Tia Eliza” ou “Irmã Snow”. Ela ensinou as mulheres a desenvolver o seu próprio relacionamento com Deus, a viver de acordo com os padrões do evangelho e a ministrar aos outros. Snow, que também era poetisa, exemplificou e descreveu as contribuições das mulheres dos Santos dos Últimos Dias na sociedade.

Nos seus sermões, prestou o seu testemunho pessoal e histórico, expôs doutrina e incentivou os membros a participar nas atividades da igreja.

Snow nasceu a 21 de janeiro de 1804, em Becket, Massachusetts, filha de Oliver e Rosetta Pettibone Snow. Ela foi a segunda de sete filhos. O seu irmão mais novo, Lorenzo Snow, tornou-se, mais tarde, o quinto presidente da Igreja.

As transcrições passíveis de serem pesquisadas no site, facilitam a localização de citações ou de sermões específicos sobre temas atualmente relevantes. Imagens digitais dos manuscritos originais estão vinculadas aos sermões, e os mapas dos locais onde discursou e outros recursos adicionais proveem um contexto útil.

Para mais informações, visite churchhistorianpress.org.