Comunicados da Imprensa

A Igreja de Jesus Cristo Doa Mais 4 Milhões de Dólares Para a Ajuda aos Refugiados na Europa

Todos os dias os Santos dos Últimos Dias são incentivados a "elevar outros onde quer que se encontrem"

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou mais 4 milhões de Dólares, cerca de 3,6 milhões de euros, para os esforços humanitários a nível da Europa. Esta doação irá ajudar no âmbito dos seguintes sete projetos:

  • Alimentos para bancos alimentares na Europa, onde este sustento será recolhido e entregue aos necessitados na Ucrânia.
  • Os esforços do Projeto HOPE para prover aos refugiados primeiros socorros, medicamentos, artigos de higiene, kits de cuidados infantis, abrigo e aconselhamento na gestão de traumas.
  • O trabalho da International Medical Corps para prover aos refugiados na Polónia medicamentos, equipamentos médicos e equipamentos de proteção individual.
  • O Banco Alimentar da Estónia para alimentar 17.500 refugiados durante um mês.
  • Roupa interior e vestuário para 30.000 mulheres e crianças na fronteira com a Polónia, distribuídas pelo município de Przemysl.
  • Os esforços da Associação de Neonatologistas da Ucrânia para prover antibióticos para bebés na Ucrânia. Alguns recém-nascidos estão a ser diagnosticados com doença pulmonar fúngica porque estão a nascer nas caves dos hospitais. Estes antibióticos serão administrados através de clínicas já estabelecidas pelo país.
  • O trabalho do Serviço Jesuíta aos Refugiados para prover abrigo, transporte, alimentos, água, cuidados médicos e apoio psicológico para crianças e idosos na Ucrânia, Roménia, Polónia, Hungria, Bósnia, Croácia, Sérvia, Kosovo e Macedónia.

A Igreja de Jesus Cristo continua envolvida em muitos outros projetos semelhantes, pela Europa fora. Detalhes sobre estes projetos encontram-se discriminados abaixo.

Na Hungria, a Igreja tem sido muito ativa a ministrar aos refugiados ucranianos. Tendas, camas provisórias, sacos cama e kits de higiene foram doados a duas grandes ONGs que operam na Hungria: a Cruz Vermelha e a Ordem de Malta. Estes itens foram recebidos na estação de comboios de Zahony. O espaço para guardar estes bens era limitado, por isso a Igreja também adquiriu e doou contentores de grandes dimensões. Isto permitiu uma maior área de receção na estação de comboios para receber os refugiados que vão chegando.

Também foram feitas entregas suplementares para a cidade húngara de Diosjeno, onde o presidente do município local recebeu 100 camas provisórias e 96 sacos cama para os refugiados que ali se encontram. Uma outra entrega foi realizada nas proximidades de Miskolc, onde a Cruz Vermelha recebeu o mesmo número de camas provisórias e de sacos cama, para além de 10 tendas grandes. De acordo com a irmã Jan Boardman, missionária dos Serviços de Bem-Estar (voluntária), “é surreal estar na Hungria, neste momento, e ver os desafios que o povo da Ucrânia está a ter de enfrentar. Que privilégio e que bênção poder fazer parte deste esforço de ajuda humanitária e ver tantas mãos a elevar outras pessoas”.

No Reino Unido, voluntários da plataforma JustServe - Servir Agora, patrocinada pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em colaboração com organizações já existentes, recolheram e enviaram alimentos, suprimentos médicos e roupas para amigos em dificuldades na Ucrânia. A Cruz Vermelha Britânica, o Exército de Salvação, a Comunidade Polaca de Nottingham, o Centro Polaco e a Care4 Humanity são apenas algumas das instituições de caridade com as quais os membros da Igreja se uniram nos seus esforços de ajuda humanitária. De Billingham, no Norte de Inglaterra, a Poole, no Sul, artigos de higiene, suprimentos para crianças e outros itens encheram camiões rumo à fronteira da Ucrânia com a Polónia.

Esta vasta resposta foi tão imediata que as ONGs no terreno estão a trabalhar na logística da distribuição para ajudar os refugiados a receber segundo as suas necessidades. A irmã Chris Morris, da estaca de Lichfield (semelhante a uma diocese), disse sobre as suas experiências: “Tive uma sensação de paz pelo facto de ter podido ajudar com algo prático, mesmo que a ajuda tenha sido pouca”. Para mais informações ou para se envolver, visite www.justserve.org.

No Distrito Balear de Espanha, a Sociedade de Socorro (a organização de serviço das mulheres) organizou uma campanha de angariação na sua capela para recolher alimentos e suprimentos médicos. Membros da Igreja e amigos da comunidade doaram generosamente e os jovens da congregação embalaram os itens em caixas para serem envias aos refugiados através das ONGs Save Ukraine e Association of Aid to Ukraine. Os suprimentos encheram mais de 20 caixas de grandes dimensões. Enquanto entregavam as caixas às ONGs, diversos membros da Igreja falaram, por alguns instantes, com voluntários ucranianos sobre a sua jornada e as suas dificuldades.

Para os refugiados membros da Igreja e para os membros da Igreja a nível da Europa, este é um momento inquietante de stress e ansiedade. Recentemente, a Igreja forneceu um manual digital e impresso intitulado Como é que Posso Ministrar a Outros em Tempos de Crise. Este partilha ideias e perspetivas sobre como é que os membros podem apoiar-se e fortalecer-se uns aos outros em tempos difíceis.

A irmã Sibylle Fingerle, Consultora de Organização de Área (líder da Igreja) para diversos países europeus, elaborou: “Muitas das pessoas com quem falamos estão muito sobrecarregadas com, aparentemente, um após outro desafio de vida. Como é que podemos sentir calma e paz nestes momentos? Temos de ter uma resiliência mental e vontade de sobreviver, tanto a nível emocional como espiritual. Esta necessidade é real e é necessária agora mais do que nunca”.

Eis aqui o link para o manual Como é que Posso Ministrar a Outros em Tempos de Crise?.

Os Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência também proveram um sumário com os links do manual em diversos idiomas.

À medida que esta crise humanitária prossegue, muitos membros têm o desejo de ajudar, mas não sabem como fazê-lo. Os líderes da Igreja, ao longo de décadas de esforços para a ajuda humanitária, desenvolveram uma abordagem comprovada para identificar necessidades e prover assistência. Uma parte importante desta abordagem é permitir que os líderes locais usem os recursos financeiros da Igreja para adquirir bens e serviços em cada economia local, para ajudar a prover o que é realmente necessário localmente.

Como Consultora de Área, a Irmã Fingerle, declarou tão adequadamente, que “precisamos elevar e ajudar como pudermos. Devemos focar os nossos esforços num só. O Salvador pediu que as pessoas fossem até Ele e [uma por uma elas foram]” (3 Néfi 11:14,15).

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.