A Igreja de Jesus Cristo ajuda com Nova Vacinação Contra a Malária em África

Aproximadamente 40.000 crianças irão receber a vacina

Na Conferência Global de Impacto das Vacinas, em Espanha, que decorreu a 15 de junho de 2023, a GAVI, a Aliança para a Vacinação, anunciou uma contribuição de 3 milhões de dólares d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para apoiar uma campanha histórica de imunização contra a malária, em África.

A doação da Igreja irá fortalecer os esforços coordenados da GAVI, da UNICEF, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outros para procurar e distribuir as novas vacinas RTS,S contra a malária. Graças à ajuda da Igreja, estima-se que 39.500 crianças africanas irão receber as quatro doses requeridas para a imunidade contra a malária, como um resultado direto desta doação. Isto é parte de uma grande campanha plurianual para vacinar 4,5 milhões de crianças até 2025.

“A malária continua a ser uma das doenças mais mortíferas em África, que mata milhares de pequenas crianças todos os anos”, disse Guillaume Grosso, Diretor das Relações com o Setor Público e Privado, Doadores e Campanhas da GAVI. “Graças às doações vitais de doadores como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nós podemos ajudar a proteger mais crianças que estão em risco à medida que a vacinação é implementada.”

De acordo com a GAVI, cerca de 475.000 crianças com menos de cinco anos de idade morreram de malária em África em 2021, fazendo desta a maior causa de morte no continente — mas até há bem pouco tempo, nenhuma vacina estava disponível. Tem sido desenvolvida uma vacina contra a malária ao longo dos últimos 18 anos. A vacina RTS,S foi recomendada pela OMS para uso alargado, em outubro de 2021, depois de um projeto-piloto bem-sucedido no Gana, Quénia e Malawi, onde cerca de 1 milhão de crianças receberam a vacina. Esta é a primeira vacina contra a malária aprovada pela OMS, com outras neste momento a serem desenvolvidas.

“Esta vacina RTS,S contra a malária é altamente necessária e irá ajudar a proteger milhares de pequenas crianças desta doença mortal”, disse Gérald Caussé, Bispo Presidente da Igreja. “Estamos gratos por fazer parte desta iniciativa histórica.”

A RTS’S atua contra o Plasmodium falciparum, o parasita da malária mais letal globalmente e o mais predominante em África. A RTS’S é a primeira vacina recomendada para prevenir a malária em crianças em áreas com transmissão de moderada a alta.

O Ministro da Saúde do Gana e Santo dos Últimos Dias Kwaku Agyeman-Manu, disse que esta vacina da malária pode acabar com anos de sofrimento que esta “doença terrível” causou no país.

“Em comunidades pelo meu país fora, as pessoas estão entusiasmadas e a procura é alta”, disse ele.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem dado apoio à GAVI, a Aliança para a Vacinação, desde 2011. A Igreja dá apoio monetário a colaboradores mundiais de imunização proeminentes para adquirir e fornecer vacinação, supervisionar doenças, responder a surtos, formar profissionais de saúde e desenvolver programas de eliminação e erradicação. Estes esforços resultam em mais crianças imunizadas e menos vidas perdidas para a malária, sarampo, rubéola, tétano materno e neonatal, poliomielite, diarreia, pneumonia, febre amarela e outras doenças.

“Os programas de imunização são um investimento em capital humano”, disse Austin Bemby, o Ministro da Saúde da Serra Leoa. “Eles melhoram a saúde pública, a esperança de vida e o desempenho no trabalho. São um pagamento inicial para uma prosperidade económica futura.”

“Este esforço há muito esperado para imunizar crianças contra a malária vai mesmo salvar vidas”, disse Camille N. Johnson, Presidente Geral da Sociedade de Socorro. “É uma forma admirável através da qual conseguimos dar alívio, como o Salvador daria.”

Ações Humanitárias d’A Igreja de Jesus Cristo

Através das suas ações humanitárias, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias alivia o sofrimento, promove a autossuficiência e oferece oportunidades de serviço. A Igreja segue a admoestação de Jesus Cristo de alimentar os famintos, dar de beber aos que têm sede, hospedar os estrangeiros, vestir os nus e visitar os doentes e aflitos.

O alcance humanitário da Igreja só é possível através das doações generosas e do voluntariado de Santos dos Últimos Dias e de amigos desta fé. Anualmente, os voluntários que apoiam as iniciativas de bem-estar contribuem com mais de 6 milhões de horas de trabalho.

A Igreja patrocina a ajuda humanitária e o desenvolvimento de projetos em mais de 190 países e territórios e presta auxílio sem olhar à raça, filiação religiosa ou nacionalidade. A ajuda é baseada nos princípios fundamentais da responsabilidade pessoal, apoio da comunidade, autossuficiência e sustentabilidade.

A vacinação contra a malária é financiada em parte pela LDS Charities Austrália.

Sobre a GAVI, a Aliança para a Vacinação

A GAVI é uma organização internacional criada para melhorar o acesso a vacinas novas e subutilizadas para crianças que vivem nos países mais pobres do mundo. A GAVI ajudou a vacinar cerca de mil milhões de crianças desde o ano 2000, prevenindo mais de 16 milhões de mortes futuras.